accessible

Notícias - Últimas.

Novo reservatório garantirá mais água - Semae não deixa faltar água à população


Pensando em aumentar a reserva de água tratada na cidade de Piracicaba, o Semae trabalha na construção do reservatório de 11 milhões de litros na Estação de Tratamento de Água do Capim Fino. Primeira obra do Projeto Sócioambiental “Saneamento para todos”.

Pensando em aumentar a reserva de água tratada na cidade de Piracicaba, o Semae trabalha na construção do reservatório de 11 milhões de litros na Estação de Tratamento de Água do Capim Fino. Primeira obra do Projeto Sócioambiental “Saneamento para todos”, que tem por objetivo conscientizar a população na preservação da água e do meio ambiente e explicar a importância e a necessidade de se ter saneamento básico.

Será o maior reservatório da cidade, que estará pronto em meados de julho de 2008. Para o presidente da autarquia, Vlamir Schiavuzzo, se trata de uma importante obra. “Teremos regularidade na distribuição de água, e será possível direcionar o abastecimento de água para regiões com mais dificuldades. Isso melhorará sensivelmente a distribuição de água”, explica. 

A ETA Capim Fino é a maior produtora de água tratada da cidade e a ampliação de sua capacidade de reservação, garantirá o abastecimento de água em horas de maior consumo. “Com esse reservatório teremos mais fôlego, uma autonomia maior, ou seja, 4 horas e meia a mais de abastecimento na cidade”, explica o presidente. A autonomia da ETA Capim Fino passará de 1,5 horas para 4,5 horas. 

Sem contar que com a construção do novo reservatório, a cidade também terá uma reserva total de 64 milhões de litros de água, já que a reserva atual é de 53 milhões de litros, conforme demostra o quadro abaixo, fornecido pelo setor de Operação de Reservação e Elevatórias.

RESERVA DE ÁGUA DA CIDADE 

Reserva de Água do SEMAE

Ano

Aumento da Reserva

Total da Reserva

2000

0

49.590 m³

2004

250 m³

49.840 m³

2005

250 m³

50.090 m³

2006

2.930 m³

53.020 m³

2007/08

11.000 m³

64.020 m³

Outra vantagem é que o consumo de energia elétrica será reduzido nos horários em que as tarifas são mais elevadas, isso por que, quatro das oito bombas serão desligadas, das 18 às 21 horas. O presidente do Semae estima uma economia na ordem de R$ 90 mil reais por mês.

Outros serviços serão executados em prol da melhoria da operação do sistema de água na cidade. O Semae estará realizando a limpeza de adutoras de água bruta, instalação de válvulas de manobra na tubulação de saída do bombeamento de água, redes que interligarão o reservatório novo aos demais reservatórios, entre outros. “Queremos acompanhar o crescimento da cidade e levar mais qualidade de vida à população”, conclui Schiavuzzo. 

Com essas intervenções, as operações rotineiras da estação, como lavagem periódica e manutenção dos reservatórios, serão executadas sem prejuízos no abastecimento da cidade.

A construção do reservatório de 11 milhões de litros está sendo permitida, através do financiamento com a Caixa Econômica Federal. O Semae assinou o contrato em meados de setembro de 2007, num total de 7,6 milhões para a realização de quatro obras, entre elas, o novo reservatório, com recursos disponibilizados pelo PAC. 

Prêmio merecido
Com tantos investimentos na área, o Semae recebeu o prêmio “Melhor Empresa do Ano de Saneamento Ambiental”, categoria Serviço Municipal, pela Revista Saneamento Ambiental, em sua 7º edição, no dia 14 de dezembro de 2007. 

Investimentos na ampliação dos serviços de água e extensão do índice de cobertura do atendimento no abastecimento de água foram dois critérios exigidos para o recebimento desse prêmio, e a construção do reservatório de 11 milhões de litros representa e justifica o prêmio. 

Além dessa grande obra, e ainda justificando o prêmio que coloca o Semae como a melhor empresa do ano, a autarquia investiu aproximadamente 3 milhões de reais em obras no sistema de água, somente em 2007. A ampliação do sistema de captação de água do Rio Corumbataí, o qual abastece a cidade, é um exemplo. Esse investimento está diretamente ligado, ao crescimento da população e o Semae preocupado, fornece mais água. 

E desde 2005, foram construídos cinco novos reservatórios de água, aumentando a capacidade e abastecendo a população, um benefício para 140 mil moradores. 

Assessoria de Imprensa Semae
Roberta Migliolo MTB: 45.867
13/02/08



13/02/08 14:05 - THIAGO DIORIO