Em mais um ano consecutivo o Semae lança a campanha “Água para todos”, que objetiva conscientizar a população para o uso racional da água sem que haja desperdício e que no período de estiagem a cidade continue sendo abastecida.
Todos podem colaborar, basta evitar gastos sem necessidades, como por exemplo, não deixar a torneira aberta enquanto escovas os dentes; não ficar lavando a calçada; não lavar o carro com a mangueira aberta; regar o jardim com o regador, entre muitas ações diárias. “É importante que a população entenda e participe. O Semae tem o compromisso de abastecer a cidade e conscientizar o uso da água, e a população pode colaborar para não ficar sem”, explica o presidente do Semae, Vlamir Schiavuzzo.
Com a falta de chuva na cidade, o clima quente e seco e a diminuição da quantidade de água no rio ocorrida neste mês de julho a campanha para este ano “Água para todos!” se inicia em agosto.
A meta do ano é conseguir manter o consumo diário em 140 milhões de litros, levando em consideração que a média de consumo por pessoa/dia para se alimentar, cuidar da limpeza da casa e da sua higiene pessoal é de 200 litros de água.
A campanha de 2007 trouxe resultados positivos que perduram até o momento. Quando lançada em setembro o consumo diário era quase de 143 milhões de litros de água; em outubro o consumo diminuiu 3,45% e de novembro a fevereiro, o consumo se manteve em um patamar de 138 milhões de litros de água, de acordo com o Departamento de Operação e Manutenção e de Produção de Água da autarquia.
Os dados demostram que se o consumo continuar nesse ritmo, com previsão de produzir e distribuir 140 milhões de litros de água diariamente nos meses de agosto e setembro, Piracicaba não sofrerá com a falta d´água.
As ações do Semae envolvem seus funcionários, a população, as escolas e os pais na difusão das informações. Dicas de como economizar água e como localizar vazamentos serão divulgadas pela autarquia ao longo da campanha.
PARCERIA
A Secretaria de Educação participa mais uma vez da campanha e para 2008, ficou decidido que o projeto será desenvolvido e coordenado pela própria secretaria. Giselda Lombardi Ercolin, secretaria da pasta, informou que haverá premiação como forma de incentivo aos alunos da rede pública municipal que estarão inseridos na campanha “Água para todos”.
Assessoria de Imprensa SEMAE
Roberta Migliolo - MTB: 45.867