O prefeito Gabriel Ferrato, junto com o presidente do Semae Vlamir Schiavuzzo e o presidente da Águas do Mirante José Benedito Braga, anunciaram hoje (09/10), em coletiva de imprensa novos investimentos para eliminar o mau cheiro da Estação de Tratamento de Esgoto Piracicamirim, localizada na SP-304, rodovia Luiz de Queiroz, km 109.
O prefeito Gabriel Ferrato enfatizou o desafio de mudar o tratamento “ É mais difícil mudar o sistema com a estação já funcionando, mas sabemos que é insuportável conviver com o mau cheiro. Então resolvemos acabar de vez com o forte odor que incomoda profundamente os moradores do entorno da estação, além de ser depreciativo para a nossa cidade. É uma mudança em respeito ao cidadão piracicabano, ao meio ambiente e à qualidade de vida”.
De acordo com Vlamir Schiavuzzo a ETE do Piracicarimim cumpriu o seu papel “A ETE foi modelo no tratamento de esgoto. Porém o sistema é suscetível, casa haja um descarga industrial irregular na rede, provoca a desestabilização da estação, provocando o mau cheiro”, explicou Vlamir Schiavuzzo.
“Temos trabalhado diariamente para minimizar os transtornos à população moradora próximo à ETE Piracicamirim, desde que assumimos a operação do sistema de esgotamento sanitário de Piracicaba - julho de 2012”, esclarece Braga. No entanto, mesmo tomando todas as providências operacionais cabíveis, inclusive com a importação de tecnologia chilena, o processo de tratamento do efluente (esgoto) da ETE Piracicamirim vem sofrendo com a desestabilização provocada por lançamentos industriais irregulares na rede coletora de esgoto. Além de comprometer a eficiência da ETE, esta prática irregular tem sido a principal causa da geração do mau cheiro, nas imediações da estação.
Para solucionar definitivamente o problema do odor, a Águas do Mirante, empresa contratada pelo Semae, está finalizando a elaboração dos projetos executivos para modificação do sistema de tratamento de esgoto da estação. “Com a nova concepção operacional a ETE Piracicamirim ganhará mais eficiência sem a produção do gás sulfídrico e seu consequente mau cheiro”, explica Braga.
Primeira etapa dos investimentos A primeira etapa, prevista para ser finalizada até novembro de 2013, envolverá a instalação de sopradores de ar, difusores e linhas de transporte de ar na lagoa de aeração.
Segunda etapa dos investimentosA segunda intervenção será realizada no conjunto de reatores que atualmente operam pelo sistema anaeróbio (sem oxigênio). Dentro dos reatores também serão instalados sopradores de ar, difusores e linhas de transporte de ar. Nessa fase um novo decantador será construído na ETE e a casa da centrífuga, local onde acontece o desaguamento do lodo, será ampliada. Também será necessário investir na ampliação dos tanques de aeração.
A previsão de conclusão da intervenção é para julho de 2014, quando a ETE Piracicamirim passará a atender a 130 mil habitantes e a operar 100% por meio de lodos ativados, processo menos sensível às variações das características do esgoto bruto recebido pela estação de tratamento. O investimento total da modernização do sistema está orçado em torno de R$ 20 milhões.
Assessoria de Imprensa – Serviço Municipal de Água e Esgoto
Débora Laranjeira(19) 3403-9605|9 7802-6932
dlaranjeira@semaepiracicaba.sp.gov.br
Assessoria de Comunicação - Águas do Mirante
Eliana Sabino Marcondes(19) 3401-2411 | 8395-2200
eliana.marcondes@aguasdomirante.com.br