Aconteceu ontem, dia 4, o encerramento da oficina de basquete em parceria com a Casa de Cultura Hip Hop de Piracicaba, promovida pelo projeto social “Guardiões da Água”. A oficina teve início em novembro de 2017 e finalizou em março.
Na ocasião, a assistente social do Semae e também coordenadora do projeto, Eliane Pereira da Silva fez uma breve avaliação da oficina, após o discurso as crianças jogaram uma partida de basquete e receberam como brinde camisetas e boné do projeto.
A oficina contou com a participação de aproximadamente 20 crianças de 10 a 17 anos, para a realização foram investidos cerca de R$7 mil, financiados pela Caixa Econômica Federal, com contrapartida de 10% da autarquia. A ação social acontece vinculada à Reforma, Ampliação e Modernização da ETA Capim Fino 2ª Etapa.
“O principal objetivo do projeto é proporcionar atividades lúdicas, de lazer e esporte, para jovens e crianças, a fim de tirar das ruas, evitando assim a marginalização. É preciso ocupar as crianças com atividades de bem-estar, de forma saudável’, contou Eliane Silva.
Luís Fernando Trevisan de Souza, 14 anos, ficou muito satisfeito em participar da oficina “Achei muito boa a oficina, o treinador conseguiu passar muito do que aprendeu para os alunos. Vou continuar praticando, pois foi o esporte que mais gostei", declarou.
Em paralelo acontece oficinas de grafite e skate, também em parceria com a Casa de Cultura Hip Hop de Piracicaba, ambas com duração de três meses.
Guardiões da Água
O projeto visa fomentar a inclusão social de crianças, jovens e adultos através da articulação de políticas públicas de saneamento básico com as de desenvolvimento social, educação, trabalho e renda, esporte e lazer e de meio ambiente. Bem como, estimular os adolescentes do município a despertarem o interesse pela arte do grafite, por danças urbanas, basquete e skate, proporcionando a oportunidade de contato e conhecimento por meio de oficinas com atividades teóricas e práticas, exercícios e dinâmicas diversas.