Autarquia foi finalista do 7º Prêmio Ação pela Água
Na noite de ontem (17), em evento de celebração de 30 anos do Consórcio PCJ, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) recebeu o “Título de notório da Água” por ser finalista do 7º Prêmio Ação pela Água, na categoria Municípios Associados, bem como por ter auxiliado com projetos de revitalização e preservação nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O Semae concorreu com o “Projeto de Trabalho Social Guardiões da Água”, que contou com duas etapas e teve início em 2012.
Projeto Guardiões da Água - A primeira etapa teve como objetivo incentivar a população quanto ao uso racional da água através de práticas de proteção aos mananciais, uso adequado da infraestrutura de esgoto, disposição correta de resíduos sólidos e geração de trabalho e renda. Teve início em maio de 2012 com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A segunda etapa consistiu em fomentar a inclusão social de crianças, jovens e adultos através da articulação de políticas públicas de saneamento básico, como as de desenvolvimento social, educação, trabalho e renda, esporte e lazer e de meio ambiente. Teve início em setembro de 2016 com recursos do FGTS.
Durante esses anos foram realizadas inúmeras atividades: oficinas, palestras, apresentações teatrais, cursos, plantio de árvores e visitas. Para isso, a autarquia realizou diversas parcerias, entre elas com a Casa da Cultura Hip Hop, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Smads), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sedema), Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba) e Tigre S.A.
“O projeto conseguiu envolver aproximadamente 8.000 pessoas da comunidade local, que foram inseridas nos mais diferentes eixos sociais, entre eles a formação profissional para geração de renda, o esporte, a arte e a conscientização ambiental. Centenas de pessoas foram envolvidas indiretamente como parceiros, profissionais técnicos, voluntários, funcionários do Semae e demais secretarias da Prefeitura de Piracicaba. É o Semae reconstruindo o conceito de que o serviço público pode e deve fomentar as necessidades dos cidadãos, independentemente de sua área de atuação”, explicou Karina Santos, diretora do Departamento Administrativo.