accessible

Notícias - Últimas.

Alunos da rede municipal realizam experimentos em programa de Educação Ambiental


Cerca de 40 alunos da Escola Maximiano Fermino Gil de Anhumas participaram nesta semana de atividades como experimentos como ensaio de germinação de sementes de alface, ensaio das hidras e teste do gás sulfídrico, as atividades fazem parte do Curso de Educação Ambiental “Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de Vida e Saúde”, promovido pelo Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto em parceria com em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME) e Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

As atividades ocorreram no dia 14, quando as crianças levaram amostras de água retiradas de diferentes locais como: poços, nascentes, ribeirões e lagos. Hoje, dia 18, os resultados das análises foram examinados pelas crianças.

“O que eu mais gostei foi das sementinhas de alface, porqu ele ensinou o jeito mais fácil de plantar e eu vou ajudar minha avó a plantar em casa”, contou Maria Eduarda Aparecida Rufino, 10 anos.

Para a professora da sala, Kamila Fabiana Soares Carvalho o curso veio para somar. “Agregou muito conhecimento, mudou o cotidiano das crianças e a forma de consumir a água, pois haviam famílias que usavam a água do poço para tudo, agora sabemos que esta água não é potável”.

Curso de Educação Ambiental “Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de Vida e Saúde”

O curso conta com o apoio da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT-EA) dos Comitês PCJ, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental de Piracicaba (GMEA), Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP) e Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP).

Os professores participantes são dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino, os quais participarão de uma série de atividades como palestras, práticas, experimentos, excursões técnicas/saídas à campo, oficinas e dinâmicas. O curso será subdividido em 10 encontros presenciais, a serem realizados no Museu da Água, e mais nove atividades práticas-pedagógicas que os professores devem realizar na escola e/ou comunidade, totalizando 70 horas de trabalho.




IMG_1524.JPG

18/08/17 16:15 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA