No período, reparos caíram de 300 para 40; agilidade evita desperdício de água tratada
Após cinco meses de trabalho intenso, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba conseguiu reduzir em 86% o número de serviços acumulados de reparo em redes de água no município, saindo de mais de 300 reparos a fazer, em abril deste ano, para cerca de 40 em agosto. O trabalho traz resultados importantes no combate às perdas de água, isso porque a contratação de empresa especializada agilizou os serviços de conserto, principalmente de vazamentos. O investimento foi de R$ 11 milhões.
“Seguimos com diversas frentes de trabalho com foco em resolver o problema da água em Piracicaba. Com as solicitações de reparos sendo atendidas de forma mais rápida, o volume de água perdida nestes vazamentos é bem menor, além de os reflexos do próprio problema ser minimizado. Vamos seguir trabalhando para diminuir ainda mais este indicador”, garante Ronald Pereira, presidente da autarquia.
A empresa contratada auxilia as equipes do Semae quanto aos chamados para reparo na rede de água e realizam os serviços de trocas de ligações de água até 32 mm, reparos em redes de distribuição de água de 25mm até 150 mm de diâmetro em qualquer material, conexões ou vazamentos, bem como a retirada e execução de novo pavimento conforme padrão da Prefeitura de Piracicaba.
Ainda segundo Pereira, a pedido do prefeito Helinho Zanatta, as frentes de trabalho do Semae foram ampliadas para este tipo de trabalho logo no começo do ano. “Em dezembro de 2024, cada Regional do Semae tinha cinco equipes e, agora, cada regional já conta com sete equipes, ou seja, melhoramos o desempenho no tempo-resposta nestes casos. Aliando isso ao serviço na nova empresa, reforçamos o trabalho para diminuir as perdas de água”, explicou.