accessible
Notícias


Prefeito Helinho Zanatta visita Estação de Tratamento de Lodo na ETA Capim Fino

O prefeito Helinho Zanatta e o presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Ronald Pereira, visitaram as instalações da Estação de Tratamento de Lodo (ETL) da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino. Inaugurada em 2024, a ETL estava paralisada quando a atual gestão assumiu a Prefeitura, causando diversos problemas, principalmente ambientais.
Com empenho das equipes do Semae, foi realizada uma contratação emergencial de empresa especializada para execução dos serviços de engenharia necessários à operação da ETL Capim Fino, pelo período de 12 meses.
Durante a visita, o prefeito explicou que, nos últimos meses, essa realidade mudou e, agora, a ETL está funcionando adequadamente sem trazer danos ambientais e melhorando a capacidade de produção de água na ETA Capim Fino. “A ETA Capim Fino é responsável por distribuir água tratada a mais de 70% da população. Aqui temos esta ETL que faz o tratamento do lodo que é separado da água durante o tratamento. Aqui é o local que damos o destino correto, sem devolver isso para o rio. O lodo é seco e a água que sobra deste processo é purificada e devolvida para a ETA, diminuindo perdas e ampliando a capacidade de fornecimento de água a população. Por dia temos cerca de 15 milhões de litros de água a mais, que antes eram perdidos e agora retornam ao sistema para ser distribuídos à população”.
A ETL foi construída para atender a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Capim Fino, obra que deve ser entregue ainda este ano. Nesta estação, o processo de tratamento do lodo não usa produto químico e funciona por gravidade, o que traz um menor consumo de energia elétrica, menor demanda de manutenção e operação do sistema, e o aumento da vazão de tratamento de água pela ETA Capim Fino. O processo consiste em separar a parte sólida da líquida desses resíduos, que são compostos pela maior parte em água e uma menor de sólido.
Ronald Pereira enfatizou que o sistema de tratamento de lodo da ETA Capim Fino assegura não apenas a disposição final ambientalmente adequada, mas também a recirculação das águas descartadas, em conformidade com a legislação ambiental vigente e com ganhos operacionais significativos. “Reforço a fala do prefeito, pois tudo isso aqui estava parado no começo do ano, quando assumimos a gestão do Semae. A nossa equipe se esforçou, foi engajada para conseguir retomar este serviço. Hoje temos maior volume de água tratada sendo distribuída à população com o pleno funcionamento da ETL”, concluiu o presidente do Semae.

03/09/25 08h55 - FELIPE POLETI