Autarquia enfrenta problemas pontuais e implementa plano de emergência para mitigar impactos no fornecimento em regiões mais distantes
O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba segue com o compromisso de trabalhar dia após dia para garantir a regularidade do abastecimento de água em meio a desafios recentes. Um deles é a estiagem, que reduz a qualidade das águas dos rios Piracicaba e Corumbataí aliada às chuvas recentes, que trouxeram ainda mais poluentes aos mananciais, resultando na necessidade de ajustes na captação e tratamento de água.
Para manter a qualidade da água, o Semae precisou reduzir temporariamente a produção nas suas estações de tratamento, a ETA Luiz de Queiroz e ETA Capim Fino. Essas medidas são essenciais para garantir a segurança do abastecimento, com a adição de produtos químicos que asseguram a potabilidade da água distribuída à população. Com a melhoria gradativa da qualidade da água captada, a produção nas ETAs deve voltar ao normal em breve.
Além disso, a autarquia está atenta às necessidades das regiões mais afetadas e, para mitigar os impactos, o Semae implementou um plano de emergência, enviando caminhões-pipa para abastecer áreas distantes – como Lago Azul e Nova Suíça – e que costumam enfrentar mais dificuldades no fornecimento. Essa ação é um exemplo do comprometimento da autarquia em atender a população.
MANUTENÇÃO – O Semae encerrou na noite de ontem, 23/09, o conserto da adutora, que fica em local de difícil acesso. Assim que o serviço foi finalizado, começou o processo de retomada gradual do abastecimento, com normalização prevista para esta quarta-feira, 24/09.
O rompimento da rede, que é de grande porte e fica em área próxima à captação-3 (Capim Fino), foi causado no domingo, 21/09, após oscilações de energia.
Ainda estão com problemas pontuais no abastecimento as regiões de: Santa Terezinha, Boa Esperança, Parque Piracicaba, Parque Orlanda, Lago Azul, Artemis, Colinas de Piracicaba, Javary; Eldorado, Taquaral, Campos do Conde e Cecap; Nova Suíça, Recanto Nova Suíça, São Geraldo, Alpes Suíços; Pauliceia, Monte Líbano, Tatuapé, Parque dos Eucaliptos e adjacências.
INVESTIMENTOS – A autarquia reforça que o abastecimento regular nestas regiões mais distantes será resolvido a partir da execução de projetos de novas adutoras. A primeira obra que vai minimizar os impactos é a adutora que está sendo construída ligando a ETA Capim Fino aos reservatórios da Torre de TV, a qual deve ser concluída nas próximas semanas.
Com licitação aberta na última semana, o Semae vai construir mais dois novos reservatórios com capacidade total de reservação em mais de 6 milhões de litros. Em fase final de projeto, também serão licitadas obras de duas novas adutoras cujo trajeto compreende a Torre de TV até o Reservatório Unileste e outra que interliga as regiões do Cecap e Dois Córregos. Todas as ações estão contempladas no plano de investimentos que serão realizados até 2027.
CONTATO – Os moradores que tiverem problemas no abastecimento também poderão entrar em contato com a autarquia pelos seguintes canais de atendimento: site: semaepiracicaba.sp.gov.br, WhatsApp 24h (19) 3403-9608; Central 24h 0800 772 9611 ou disque 115 (somente telefone fixo).