accessible
Notícias


Prefeitura de Piracicaba tem três projetos finalistas no 9º prêmio Ação pela Água

Promovido pelo Consórcio PCJ, edição 2025 teve 179 inscritos das 76 cidades das Bacias PCJ; vencedores serão conhecidos em novembro

 

 A Prefeitura de Piracicaba é finalista em três categorias na 9ª edição do prêmio Ação pela Água, promovido pelo Consórcio PCJ. O anúncio foi realizado ontem, terça-feira, 14/10, durante o evento Cine Pelas Águas, em Santa Bárbara d’Oeste, que marcou o aniversário de 36 anos de fundação da entidade. Os projetos indicados ao prêmio são: Bioensaio em Hydra Attenuata, do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto); o Projeto Preservando o Futuro, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; e o Projeto Tata e crianças pequenas em: o mistério por trás do brilho do lago, da Secretaria de Educação, por meio da Escola Municipal Maria Benedicta Pereira Penezzi.

Natassia Bonini, gerente de Meio Ambiente do Semae, esteve no evento representando o presidente do Semae, Ronald Pereira, e destacou que o bioensaio com Hydra attenuata, uma técnica utilizada pela equipe de controle de qualidade da Gerência de Sistema de Água da autarquia, é crucial para monitorar a qualidade da água e a saúde dos ecossistemas aquáticos. “Estamos felizes com a classificação do nosso projeto, uma vez que a Hydra, organismo sensível a poluentes, indica a presença de toxinas, permitindo a identificação de contaminantes e orientando ações corretivas nas diversas áreas do saneamento”.

Já o Projeto Preservando o Futuro é focado no Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). “Esse programa busca incentivar a proteção de áreas rurais prioritárias para contribuição no abastecimento de água de Piracicaba. Consiste em um sistema de remuneração aos produtores rurais que desenvolvem práticas sustentáveis para preservação de rios e nascentes em suas propriedades, localizadas na região das microbacias dos ribeirões dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho. O incentivo à conservação e preservação de recursos hídricos já é executado pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente desde 2018, quando o programa PSA teve início e, neste ano, está na oitava edição”, explicou Maurício Perissinoto, titular da Pasta.

Em 2025, o Prêmio Ação Pela Água traz como tema Segurança Hídrica É Nossa Meta Global: Juntos Pelos ODS e recebeu 179 inscrições – das 76 cidades consorciadas –, sendo 142 projetos técnicos, distribuídos entre as categorias A, B, C, D, E e G, e 37 reportagens jornalísticas ou produtos de comunicação na categoria F.

De acordo com a organização do prêmio, a novidade deste ano é que todos os projetos habilitados concorrerão na categoria H, intitulada Beija-Flor pela Água, cujo vencedor será definido por votação popular, após o Água Summit um workshop de apresentação dos trabalhos finalistas, que será realizado antes da cerimônia de premiação que acontecerá dia 28/11 no Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa/SP.

O PRÊMIO – Promovido pelo Consórcio PCJ desde o ano 2000, O Ação pela Água é considerado o Oscar da Água nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), e tem como objetivo reconhecer, estimular e dar visibilidade às ações desenvolvidas nas Bacias PCJ por instituições públicas e privadas, no sentido de recuperar, conservar ou melhorar a disponibilidade e a qualidade dos recursos hídricos.

 

Conheça os finalistas por categoria:

 

CATEGORIA A

Prefeitura Municipal de Itupeva – Projeto de Preservação Hídrica

Prefeitura Municipal de Jarinu – Projeto Bacia de Contenção

Prefeitura Municipal de Piracicaba – Projeto Preservando o Futuro

 

CATEGORIA B

Aegea Mirante – Projeto Ribeirão Limpo

ArcelorMittal – Estudo de Previsibilidade de Bacias

Química Amparo – Ypê – Projeto Plantar Vida

 

CATEGORIA C

DAE SA Jundiaí –  Gestão Hídrica: Sondas Multiparâmetros

Sanasa Campinas – Análise, diagnóstico e prognóstico das redes de esgoto do sistema público do esgotamento sanitário de Campinas

Semae Piracicaba – Bioensaio em Hydra Attenuata

 

CATEGORIA D

Centro de Educação Profissional de Vinhedo (Ceprovi) – Reciclagem do Lixo Eletrônico

Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) – Projeto EducaTrilha na Escola

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Projeto Clara: uma gotinha d’água

 

CATEGORIA E

E.E. Comendador Emílio Romi (Santa Bárbara d’Oeste) – Projeto Refloresta

E.M. Dr. Paulo Koelle (Rio Claro) – Projeto Vozes do Futuro

E.M. Maria Benedicta Pereira Penezzi (Piracicaba) – Projeto Tata e crianças pequenas em: o mistério por trás do brilho do lago

 

CATEGORIA F

Corredor Caipira/TV USP Piracicaba – Histórias da Floresta: e eu com isso?

EPTV Campinas – Série Água Vida

O Liberal – Especial Americana e Suas Águas

 

CATEGORIA G

Hyundai Motor Brasil – Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Loa Produções Culturais – Arte de Inovar com Maratona de Inovação

Prenat Independente – Prenat Independente

15/10/25 16h56 - FELIPE POLETI