Com a participação de 80 pessoas, evento promovido pelo Semae destacou a importância do saneamento e a necessidade de ações estratégicas para os próximos 30 anos; consulta pública foi prorrogada até 02/11
Realizada pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) Piracicaba, a Audiência Pública para a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), instrumento que planeja estrategicamente os serviços de saneamento no município para os próximos 30 anos, reuniu cerca de 80 pessoas na manhã desta quinta-feira, 16/10, no Centro de Formação Educacional Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame.
Na oportunidade, representantes da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), órgão responsável pela produção dos documentos para a revisão do PMSB, destacaram os pilares fundamentais do saneamento básico - abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas – e apresentaram o diagnóstico, os objetos e metas a serem atingidas, os programas, projeto e ações necessárias, além dos métodos utilizados as para essas avaliações.
A mesa de autoridades foi formada pelo presidente do Semae, Ronald Pereira, pelo procurador-geral do município, Marcelo Maroum, pelo secretário-executivo de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, pelo vereador Pedro Kawai, e pelos promotores do Gaema Piracicaba (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público/SP), Alexandra Faccioli Martins e Ivan Carneiro Castanheiro, além dos representantes da FIPE.
Em sua fala, o presidente do Semae destacou a importância da audiência e da participação pública nas discussões da revisão. “Estarmos aqui hoje é uma forma de mostrarmos a preocupação com o futuro, uma vez que o último plano foi realizado em 2010. É um momento de debatermos ações relevantes junto aos pilares fundamentais do saneamento básico”, afirmou Ronald Pereira.
Para o secretário-executivo de Obras, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, a audiência “é o melhor espaço para exposição das reais necessidades da cidade e discutir ações junto à população para melhorar a qualidade de vida de todos”.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Pedro Kawai reforçou que “é necessário discutir o que precisa ser feito, mas também as formas de garantir as fontes de onde sairão o dinheiro que será investido nestas melhorias tão necessárias”.
Alexandra Faccioli, do Gaema, lembrou que a revisão do PMSB é cobrada do poder público desde 2020. “São diversos desafios apresentados e que precisam urgentemente serem resolvidos. A escassez hídrica é uma preocupação real, assim como o manejo de resíduos e a drenagem urbana. A participação de todos aqui não deve ser feita apenas nesta audiência, mas sim, ser uma participação contínua, para se cobrar com coerência e competência as ações necessárias”.
Já para Ivan Carneiro, também promotor do Gaema Piracicaba, o momento é valioso para discussão do futuro da cidade no saneamento. “Vermos a população participando aqui, ter a presença do conselho de meio ambiente, dos secretários envolvidos, mostra que o plano tem tudo para ser construtivo, corrigir os erros passados e seguir com ações positivas para o futuro da cidade”.
CONSULTA PÚBLICA – A consulta pública ainda está em andamento e foi prorrogada por 15 dias, até 02/11. Os cidadãos interessados podem acessar os documentos completos e enviar sugestões por meio dos links: abre.ai/cpsemaedocumentos e abre.ai/consultasemae e também pelo site da Prefeitura: piracicaba.sp.gov.br, na aba acesso rápido e clicando no ícone Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Piracicaba.
A audiência pública de hoje teve duração de 4h40, foi transmitida ao vivo pela internet e pode ser conferida na integra pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=-0mkFa0QzpQ.