Com a reabertura do Polo, população busca resolver pendências de forma mais rápida, sem precisar se deslocar até a sede ou a Prefeitura
Reaberto em 1º de agosto na rua Nagib Ismael, 104, o Polo Santa Teresinha do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba tem registrado significativo crescimento nos atendimentos, refletindo a conscientização da população sobre a oferta de serviços da autarquia para a região Norte da cidade, facilitando o acesso aos serviços da autarquia que antes eram acessados somente na Sede (bairro Alto) ou no T2 da Prefeitura (centro).
Nos últimos três meses, o Polo Santa Teresinha registrou 2.299 atendimentos: 602 em agosto, 767 em setembro e 930 em outubro. A demanda tem sido impulsionada na procura pela resolução de pequenas pendências, como solicitação de segunda via de conta, religação, corte a pedido, acerto cadastral e parcelamento de conta.
A operadora de caixa, Rosana Araújo Silva Porto, de 37 anos, esteve na tarde desta quarta-feira, 26/11, para verificação de cobrança da conta e aprovou a reabertura do Polo. “Liguei no 0800 do Semae e peguei mais informações sobre meu problema e comentei se era na sede, no Bairro Alto, que resolvia, e me disseram que o Polo estava funcionando. É muito bom não precisar pegar ônibus para ir até o outro lado da cidade”, apontou.
Rosemeire Vitti, de 51 anos, também resolveu seus problemas no Polo de Santa Teresinha. “Vim verificar uma cobrança, fui muito bem atendida e o problema foi resolvido”, destacou.
O Polo, aberto em 2008, atendia cerca de 1.200 pessoas/mês até 2013, quando foi transferido para o novo endereço, onde alcançou 2.200 usuários mensais antes de ser fechado devido à pandemia em 2020. Agora, após cinco anos, o serviço retorna com um compromisso renovado em oferecer soluções ágeis e eficientes aos moradores de Santa Teresinha.
Ronald Pereira, presidente do Semae, ressaltou a importância de levar serviços públicos mais perto da população. “Isso fortalece a cidadania, reduz burocracias e promove inclusão social, especialmente em áreas mais distantes. O atendimento local facilita a resolução de problemas e melhora a qualidade de vida”, afirmou.
ATENDIMENTO – Atualmente, a região de Santa Teresinha conta com 66 mil ligações de água, o que reforça a importância da reabertura deste polo que, entre os principais serviços oferecidos estão: religação, alteração de titularidade, negócio de débitos, pedido de corte, alteração de local de hidrômetro, entre outros. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Além do Polo Santa Teresinha, o Semae também atende pessoalmente a população em sua sede à rua XV de Novembro, 2.200, Bairro Alto (fone: 19.3403-9611) e no Térreo 2 (T2) do Centro Cívico que fica à rua Antônio Corrêa Barbosa, 2233, Centro. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira (exceto feriados e pontos facultativos), das 8h às 16h.
O Semae também disponibiliza o atendimento digital por meio dos seguintes canais: WhatsApp 24h: (19) 3403-9608; Central 24h: 0800 772 9611; Disque 115 (somente telefone fixo); Site: semaepiracicaba.sp.gov.br; e AgênciaWeb: agenciaweb.semaepiracicaba.sp.gov.br.