Projeto de R$ 17,22 milhões utilizará Método Não Destrutivo, beneficiando 50 bairros e melhorando a eficiência no abastecimento de água tratada
O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba abriu edital de concorrência eletrônica nº 01/2026 para construção de nova adutora de água tratada no Sistema Dois Córregos – Cecap, pelo Método Não Destrutivo (MND), com previsão de investimento na ordem de R$ 17,22 milhões para instalação de 4,2 quilômetros de tubulação de 500mm, em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), beneficiando mais de 50 mil pessoas na região Leste da cidade. As informações completas da licitação estão no Diário Oficial do Município de ontem, terça-feira, 02/12, no site semaepiracicaba.sp.gov.br e no https://bnc.org.br/.
Conforme explica Ronald Pereira, presidente do Semae, o diferencial do projeto é a substituição da rede com o sistema Pipe Bursting (quebra de tubos), inédita no serviço de água da cidade. O método visa a substituição de tubulações enterradas sem a necessidade de escavação, quebrando o tubo antigo e inserindo um novo em seu lugar, por meio de um cabeçote expansor para romper o tubo existente enquanto puxa o novo tubo simultaneamente, “ou seja, sem a necessidade de abertura de grandes buracos que venham a provocar grandes danos ao pavimento das vias, deixando, também, o trabalho mais dinâmico e ágil”.
Com diâmetro de 500mm, a nova adutora vai sair do reservatório da Regional Piracicamirim, localizada na rua Ayrton Senna da Silva, segue pela Avenida Pompeia e adjacências até chegar na Central de Abastecimento do Cecap, localizada na Avenida Eurico Gaspar Dutra. A obra está prevista para acontecer em até 12 meses.
“Para se ter uma ideia, essa é uma obra necessária há mais de 15 anos, pois melhora a distribuição de água tratada para a população que sofre com constantes intermitências ou pressão de água abaixo do normal. Em resumo, depois de todo esse tempo, o Semae realiza uma obra para garantir água na torneira da população de toda essa região Leste”, reforçou Ronald.
Serão mais de 50 bairros beneficiados com esta obra, entre eles: a região da Agronomia, Eldorado, Cecap, Cidade Judiciária, Dois Córregos e adjacências, Jardim Abaeté, Jardim Potiguar, Jardim São Francisco, Santa Rita Garças, Santa Rita Perdizes, Santa Rita Colibris, Santa Rita, São Francisco, Taquaral, Reserva Taquaral, e Residencial Bertolin; Unimep, Terraméria 1 e 2, Centro Agrícola Taquaral, Ceagesp, Pompeia, Vila Independência e Vila Monteiro.