Emissão da nova Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônico (NFAg) pelo Semae possibilita a doação de qualquer valor ao Alvinegro por QR-Code
A contribuição às categorias de base do E.C. XV de Novembro de Piracicaba, por meio da fatura de água do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) de Piracicaba, mudou. A partir de 2026, a nova Nota Fiscal da Água e Saneamento Eletrônica (NFAg) emitida pela autarquia traz um QR-Code em seu verso onde o piracicabano pode doar qualquer valor – a qualquer momento – para o Alvinegro por meio do pagamento via PIX.
A mudança acontece para atender adequações do Governo Federal, por meio nova Reforma Tributária, conforme a Emenda Constitucional n° 132/2023 e a Lei Complementar n° 214/2025, que altera a forma de cobrança pela água nos municípios brasileiros e visa modernizar os processos de faturamento no setor de saneamento em todo o país.
De acordo com Ronald Pereira, presidente do Semae, até dezembro passado, na fatura, a doação mínima era de um real para usuários residenciais e de dez reais para usuários de indústria e comércio. “A partir da mudança ocasionada pela Reforma Tributária, agora, os piracicabanos podem fazer sua doação via PIX, em qualquer valor e data, por meio do QR-Code disponibilizado no verso da nota fiscal do Semae”, afirmou.