Intercâmbio técnico foi promovido pela empresa Mirante, em unidade da Aegea em Santa Catarina, e reforça compromisso com inovação e sustentabilidade no setor de saneamento
Nesta semana, representantes do Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba, acompanhados pela diretoria da Mirante, participaram de uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no município de Bombinhas (SC), sob a gestão da Aegea. O objetivo foi conhecer de perto as soluções tecnológicas implantadas na unidade, com destaque para os sistemas de gestão e desidratação do lodo gerado no processo de tratamento da água.
Este intercâmbio técnico visa fortalecer boas práticas no setor de saneamento, promovendo a troca de experiências e a busca contínua por soluções inovadoras. Fizeram parte da atividade o presidente Ronald Pereira, o diretor técnico Tiago Seydell e o gerente de Águas Rogério Giro, acompanhados pelos diretores da Mirante, Daniel Mantovani e Isabelly Gonçalves.
“Durante a visita, a equipe do Semae pode conhecer o processo executado na ETA Bombinhas, com equipamentos modernos que garantem maior eficiência e responsabilidade ambiental no tratamento do lodo, subproduto natural do processo de tratamento de água”, explicou Isabelly Gonçalves, diretora executiva da Mirante.
Para o presidente do Semae Piracicaba, Ronald Pereira, a visita proposta pela Mirante foi muito positiva e dá subsídios para os projetos de implantação de Estações de Tratamento de Lodo (ETLs) na cidade. “Entendemos que esta visita à ETA de Bombinhas é muito importante, pois pudemos conhecer a tecnologia utilizada aqui para desidratar e destinar o lodo proveniente do tratamento de água. Gostamos muito desta experiência e acreditamos ser viável esta implementação destes métodos nas ETAs de Piracicaba. Nossa meta é seguir garantindo o abastecimento de água na cidade, gerando o mínimo de resíduos possível, e ter um serviço de excelência no tratamento de lodo”, enfatizou.
TECNOLOGIA E EFICIÊNCIA – Na ETA de Bombinhas os adensadores promovem a concentração do lodo ao reduzir seu volume por meio da separação da água livre. Em seguida, o material segue para as centrífugas, responsáveis pela desidratação por força centrífuga. Esse método separa a fração sólida da líquida, resultando em um resíduo com menor teor de umidade, o que facilita o manuseio, transporte e destinação.
O lodo desidratado é acondicionado de forma segura e encaminhado para aterros sanitários devidamente licenciados, em conformidade com a legislação ambiental vigente. “A visita foi uma oportunidade de apresentar a experiência acumulada pela Aegea na operação de sistemas de abastecimento de água em outras cidades. Aqui em Piracicaba, a empresa atua na coleta e tratamento de esgoto, por meio da Mirante, e apoia iniciativas que contribuam no avanço do saneamento”, ressaltou Daniel Mantovani, diretor-presidente da Mirante.