accessible
Notícias


Obra do Semae vai melhorar abastecimento de água na Vila Independência e beneficiar 90 mil pessoas

Nova rede de água vai reduzir perdas, aumentar a eficiência do sistema e faz parte do maior ciclo de investimentos em saneamento das últimas décadas



A população da região da Vila Independência está prestes a contar com um sistema de abastecimento de água mais moderno, seguro e eficiente. Foi assinada hoje a ordem de serviço para o início das obras de substituição das redes de distribuição de água e dos ramais da região, em um investimento de R$ 17,26 milhões que beneficiará aproximadamente 90 mil moradores.

A obra do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) integra o amplo programa de modernização do sistema de abastecimento de Piracicaba, que vem sendo executado pela Prefeitura desde o início da atual gestão para reduzir perdas de água, aumentar a eficiência operacional e garantir mais segurança hídrica para a população.

Dos R$ 17,26 milhões investidos, R$ 16 milhões são provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), do Governo do Estado de São Paulo. O restante corresponde à contrapartida do Semae.

A conquista dos recursos contou com a articulação do deputado estadual Alex Madureira junto à secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. O convênio foi oficializado em dezembro de 2025 durante cerimônia conduzida pelo governador Tarcísio de Freitas.

Para o prefeito Helinho Zanatta, a obra representa mais um passo no compromisso assumido de recuperar e modernizar um sistema que há muitos anos necessitava de investimentos. “Estamos construindo um novo momento para o abastecimento de água em Piracicaba. Essa obra representa mais segurança, menos desperdício, maior eficiência e mais qualidade de vida para cerca de 90 mil moradores. É mais um investimento que integra o maior programa de modernização do sistema de saneamento das últimas décadas e que prepara a cidade para o futuro”, destacou.

TECNOLOGIAO projeto prevê a substituição de 22,1 quilômetros de antigas redes de ferro fundido por novas tubulações de maior resistência e durabilidade.

A execução utilizará o Método Não Destrutivo (MND), tecnologia que permite realizar a troca das redes subterrâneas com mínima interferência no trânsito e preservação do pavimento.

Entre as soluções empregadas está o sistema Pipe Bursting, utilizado pela primeira vez no sistema de abastecimento de Piracicaba. A técnica rompe a tubulação antiga e instala uma nova no mesmo traçado, eliminando a necessidade de grandes escavações e reduzindo significativamente os transtornos para moradores e motoristas.

Também será utilizado o método de Furo Direcional, que permite implantar novas redes subterrâneas com rapidez e precisão.

Segundo o presidente do Semae, Ronald Pereira, a obra representa mais um avanço na recuperação da infraestrutura do município. “Estamos substituindo redes antigas por uma infraestrutura moderna e mais eficiente, reduzindo perdas e aumentando a confiabilidade do abastecimento. Esse investimento faz parte de um planejamento de longo prazo para garantir água com qualidade e regularidade para a população”, afirmou.

INVESTIMENTOS – A obra da Vila Independência faz parte de um amplo conjunto de investimentos em saneamento que vem sendo executado pela Prefeitura e o Semae.

Outra intervenção de grande porte já está em andamento na região de Santa Teresinha, com investimento de R$ 25,3 milhões, contemplando a substituição de 19,7 quilômetros de redes e adutoras e a troca de mais de dois mil ramais domiciliares, beneficiando cerca de 80 mil moradores.

Desde o início de 2025, a administração municipal colocou em prática um programa de recuperação da infraestrutura do Semae. As primeiras ações incluíram a limpeza dos tanques da ETA II Luiz de Queiroz, que apresentavam acúmulo de lodo e comprometiam o abastecimento de aproximadamente 120 mil pessoas.

Na sequência, foram iniciadas obras de modernização da ETA II, implantação de novas adutoras, construção de reservatórios, substituição de redes antigas, modernização da Estação de Tratamento de Lodo, ampliação da ETA Capim Fino e implantação de sistemas inteligentes de controle operacional.

Somente entre 2025 e 2026, os investimentos próprios em saneamento ultrapassam R$ 120 milhões.

Além disso, a Prefeitura trabalha para viabilizar aproximadamente R$ 350 milhões em novos investimentos estruturantes e outros R$ 250 milhões por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal.

Os projetos incluem novos reservatórios, ampliação da ETA Capim Fino e novas adutoras que ampliarão significativamente a capacidade de produção, reservação e distribuição de água, garantindo segurança hídrica para Piracicaba nas próximas décadas.

 

26/06/26 17h27 - FELIPE POLETI