Foi comemorado neste sábado (26) os 7 anos do Museu da Água e 120 anos da inauguração da primeira Estação de Captação e Distribuição na cidade que funcionava no mesmo local. Foi comemorado neste sábado (26) os 7 anos do Museu da Água e 120 anos da inauguração da primeira Estação de Captação e Distribuição na cidade que funcionava no mesmo local.
A programação de comemoração teve início no dia 23 com exposição de fotos do "Rio Piracicaba", de autoria do navegador José Luiz Guidotti, que revela a cruel realidade de nossos rios e ainda a visita de 252 alunos de escolas da cidade. Os alunos puderam aprender a maneira mais econômica de se utilizar a água – recurso essencial a população que se encontra escasso no mundo – com aulas e atividades educacionais e ambientais, como a conservação, proteção, recuperação ambiental e recursos hídricos.
No encerramento das atividades aconteceu a inauguração do novo painel do Museu com a presença do Presidente do SEMAE Vlamir Schiavuzzo e do Prefeito Municipal, Barjas Negri (PSDB) que mais uma vez se sentiram realizados com a obra e com a participação da população ao som do Coral da Escola de Música de Piracicaba sob a regência da Maestrina Cíntia Pinotti.
O Prefeito destacou a importância de mobilizar as crianças e toda a população na luta pela educação ambiental e completa dizendo que a educação ambiental deve ser diária.
"O Museu da Água é um marco histórico do SEMAE e da cidade que recebe visitantes a todo momento e a tendência é sempre ampliar os eventos com a participação da população para a educação ambiental", afirma o Presidente do SEMAE.
As atividades educativas oferecidas ao Museu são para o público em geral e a população que costuma visitar o local todo o mês, totaliza em um público de 2.500 pessoas.
Uma das visitantes, a aluna da Escola Municipal "Thales C. de Andrade", Vera Lúcia Juliana de Oliveira, 10 anos, diz que já aprendeu a lição. "Não devemos desperdiçar água e ainda devemos ensinar o próximo" e completa dizendo que o lixo também não deve ser jogado nas ruas, porque vai para o bueiro e depois ao rio.
O trabalho realizado pelo Museu da Água é tema principal em qualquer camada da sociedade, "o trabalho é uma grande contribuição, uma ´sementinha` que pode crescer, sendo disseminada pelas próprias crianças", explica o responsável pelo local, João Batista Edison Larh.
O Museu da Água permanece aberto ao público de quarta a sexta-feira das 9 às 17 horas e aos sábados e domingos das 9 às 17h45. A entrada é gratuita e as escolas interessadas podem fazer o agendamento no local ou pelo telefone (19) 3432-8063.
Consulte também o site d
o Museu: http://www.semaepiracicaba.org.br/portal/capa/museu.php
Endereço: Avenida Beira Rio Joaquim Miguel Dutra, 448 Centro de Piracicaba.
Assessoria de Imprensa SEMAE
Roberta Migliolo
MTB 45867
26/05/07