Trabalhadores de risco do SEMAE estarão recebendo vacina da gripe
Nesta quinta-feira, dia 31 de maio, 229 funcionários do SEMAE, irão receber uma dose da vacina da gripe no próprio local de trabalho.
Nesta quinta-feira, dia 31 de maio, 229 funcionários do SEMAE, irão receber uma dose da vacina da gripe no próprio local de trabalho.
Esses 229 funcionários optaram em receber a vacina via formulário que foi passado no setor que trabalham e são somente trabalhadores que se classificam no chamado grupo de risco. O grupo de risco é ideal para aqueles que prestam serviços sob o sol e chuva nas ruas.
A vacina será aplicada pela equipe do ambulatório da Autarquia, que faz parte da Medicina Ocupacional com o material entregue pela Vigilância Epidemiológica da cidade, que aproveita para alertar sobre os cuidados.
Pessoas alérgicas a ovo e que estiverem com febre não devem tomar a dose da vacina, essas são as contra-indicações de acordo com o Informativo Técnico da Vigilância Epidemiológica.
Terceirizados do SEMAE também irão receber vacinas
No dia 6 de junho, cerca de 80 terceirizados também poderão ser vacinados contra a gripe. O procedimento é o mesmo adotado para os funcionários de risco e o horário será das 8 ao meio dia no refeitório da Autarquia.
Sobre a efetividade e duração da proteção:
Cerca de 10 a 15 dias após a vacinação inicia-se a formação de anticorpos contra as cepas contidas na vacina cuja duração raramente excede 12 meses.
A eficácia da vacina contra Influenza para a prevenção da doença em adultos jovens é cerca de 70 a 90%. Quando administrado em pessoas com mais de 60 anos estes índices caem para 30 a 40%. No entanto, os reais benefícios dessa vacina estão na capacidade de prevenir a pneumonia viral primária ou bacteriana secundária, a hospitalização e a morte, principalmente em pessoas com doenças crônicas cardiovasculares e pulmonar. Esta proteção é cerca 70%.
O que a vacina pode apresentar após a administração:
Manifestações locais como dor, edema, eritema ou nódulo no local de aplicação em 15 a 20% dos casos, com duração de 1 a 2 dias.
Manifestações sistêmicas como febre, mal-estar, mialgia em cerca de 11% dos vacinados. Iniciam habitualmente 6 a 12 horas após a aplicação com duração de 1 a 2 dias.
Reações de hipersensibilidade, anafilaxia e manifestações neurológicas são extremamente raras.
O horário de vacinação para os funcionários de risco do SEMAE será das 8 às 13 horas, no refeitório.
Assessoria de Imprensa
Roberta Migliolo
MTB 45867
31/05/07