accessible

Notícias - Últimas.

Semae assina parceria com Secretaria de Esportes


Para iniciar a segunda fase do projeto socioambiental Guardiões da Água, o Semae assinou hoje pela manhã um termo de parceria junto a Secretaria de Esportes – Selam, o evento contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato, da presidente do Semae Danielle Pacheco Santim, secretário de esporte João Francisco Rodrigues de Godoy e servidores da autarquia e Selam.

A parceria consiste em aproximar as crianças da rede pública ao esporte. Em média, serão 800 crianças, que já participam do Projeto Desporto de Base, realizado pela SELAM. As mesmas vão participar de uma visita ao Centro Poliesportivo Municipal para conhecer e vivenciar as diversas modalidades esportivas existentes em nosso município. Ao final dos trabalhos, haverá palestra de educação ambiental e mostra da maquete do Capim Fino, a fim de que as crianças possam tomar conhecimento da complexidade do tratamento de água e se conscientizar da necessidade de sua preservação.

“O projeto visa trazer as crianças de escolas públicas para conhecer outra realidade, a do esporte. Também trabalhamos a conscientização do consumo da água, tendo em vista que o Guardiões da Água abrange a educação ambiental. As crianças assimilam fácil, contamos com elas para levar essa mensagem para suas famílias”, destacou Danielle Pacheco Santim.

Godoy enfatizou a importância da parceria. “É muito significativa essa parceria, foi muito conversada e bem pensada, além das visitas as crianças também vão participar do festival, que são várias atividades, como vôlei, ginástica e futebol. Foi muito oportuna a parceria e as crianças serão as principais beneficiadas”, finalizou.

“Acho essencial esse projeto, os trabalhos que envolvem várias secretarias, a socialização que o poder o público propicia, é muito relevante para o município, e neste caso em especial, favorece as crianças. Criança no esporte será sempre sucesso” ressaltou Ferrato.

Além da Selam, o Semae firmou parceria com a Secretaria de Trabalho e Renda – Semtre, que prevê a realização de três cursos profissionalizantes, são: pedreiro, eletricista e encanador, os quais já são realizados pela Semtre, e não haverá custos adicionais.

Para os participantes serão fornecidos lanche, camiseta, boné (dança, grafite, basquete e skate) e kit do curso (eletricista, pedreiro e encanador).

 

Projeto Guardiões da Água

O projeto teve início de maio de 2012 com a primeira fase. A segunda fase conta com investimento de R$ 112 mil, da Caixa Econômica Federal por meio do programa Serviços Urbanos de Água e Esgoto, na modalidade Saneamento Integrado, que compreende a ampliação e reforma da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Capim Fino 2ª etapa. O projeto deve durar 20 meses e serão realizadas atividades em três nichos, sendo um com a Selam, o segundo com a Semtre e o terceiro serão oficinas de grafite, dança, basquete e skate.

 

Obra ETA Capim Fino

A obra da ETA consiste na ampliação e reforma da estação, aumentando a capacidade de tratamento composto por mistura rápida, floculador e decantador, unidades de filtração, casa de química, unidade de pré oxidação reforma de módulos e tratamento e filtros. A unidade foi inaugurada em 1982, e é responsável pelo tratamento de 80% de água que abastece Piracicaba. Atualmente trata 1.350 litros por segundo, após a conclusão será de 2 mil litros por segundo captados do Rio Corumbataí. Além de aumentar a capacidade de tratamento também irá modernizar o sistema. Com investimento de aproximadamente R$ 11 milhões, a obra é financiada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

 


Imagem 041.jpg

03/11/16 16:42 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA