accessible
Notícias


Semae alerta usuários sobre a necessidade do consumo consciente

O Semae – Serviço Municipal de Água e Esgoto, vem enfrentando dificuldades para manter a cidade abastecida por conta da estiagem, com baixa vazão dos rios Piracicaba e Corumbataí, devido ao baixo índice de chuvas. Dados do DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica, apontam que os mananciais registram menor vazão em cinco anos. A baixa vazão prejudica o tratamento, devido a concentração de poluentes.

Outro fator agravante, é o aumento da temperatura, ultrapassando 37 graus nos meses de inverno, e 40 graus previsto para a próxima semana, aumentando a demanda pela água, aliada ao aumento de consumo por causa da pandemia do COVID-19.

O Semae está alinhado à Agência PCJ para providências futuras, em um estudo que define ações contra risco de falta de água na Bacia do Rio Corumbataí nos próximos 20 anos. O projeto foi contratado pela Agência das Bacias PCJ em outubro de 2018, por decisão dos Comitês PCJ. O investimento é de cerca de R$ 480 mil, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União), a vencedora da licitação foi a empresa Engecorps Engenharia.

O Semae está realizando todas as ações para garantir a distribuição de água para a população, abastecendo também reservatórios com caminhões pipas, porém a colaboração de todos é imprescindível para evitar que o recurso falte.

Pequenas mudanças de hábitos – como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo e não lavar calçadas com mangueiras – já ajudam a evitar o desperdício desse bem tão necessário, principalmente no período de estiagem.

  

Dicas de economia de água:

  • Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar. Chuveiro aberto por 15 minutos consome 135 litros de água;
  • Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;
  • Não lave a louça com água corrente: passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;
  • Não lave roupa com água corrente. Trabalhe utilizando o tanque;
  • Só ligue a máquina de lavar louça ou a de lavar roupa com capacidade total: o consumo é igual se ela não estiver cheia;
  • Não use mangueira, e sim balde e pano para lavar o carro. E, em épocas de estiagem, evite lavar seu automóvel;
  • Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas;
  • Regule a válvula de descarga: esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade.

 

 

02/10/20 15h47 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA