Convênio entre Semae e Poli/USP viabilizará diminuir as perdas físicas d´água em 30%

Cooperação técnico-científica vai beneficiar todos os setores da autarquia

Reestruturação e modernização do Semae são os objetivos de convênio assinado ontem, terça-feira, 03/08, entre a autarquia, a Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo) e a Fusp (Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo) para elaboração do Plano Diretor de Monitoramento e Automação dos Sistemas Operacionais de Água e Planejamento Tático dos Setores Administrativos/Financeiros. Um dos principais resultados direcionará diminuição do índice de perdas d´água no município – que hoje é de 45,3% - para 30% (31,5%). O investimento será de R$ 1,9 milhão, com vigência mínima de 15 meses.

“A tecnologia nos auxiliará no combate às perdas físicas no sistema. Entre todos os benefícios desse projeto, o mais importante é que vamos conseguir manter toda Piracicaba abastecida”, ressalta Maurício André Marques de Oliveira, presidente do Semae.

A assinatura e apresentação do convênio de cooperação técnico-científica, no valor de R$ 1,9 milhão, aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Ensino. Na ocasião, estiveram presentes, além do presidente do Semae, Maurício de Oliveira, o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, o professor da USP e coordenador do projeto Cícero Moraes, representantes da Poli e Fusp e servidores da autarquia.

De acordo com Cícero Moraes, o trabalho vai se dividir entre as três instituições – Semae, USP e Fusp -, e será realizado em etapas. Num primeiro momento, será feito um diagnóstico da situação do Semae do ponto de vista tecnológico e da capacitação dos servidores (gestão operacional). Após esse diagnóstico, será feito um levantamento geral, que inclui as perdas de água em todo o sistema do Semae. “É difícil imaginar uma empresa, em seu processo produtivo, com uma quantidade de perda tão elevada. A empresa não se sustenta. Sendo assim, se diminuirmos cerca de 30%, o ganho para o Semae e usuários será muito grande. E esse é o objetivo”, disse.

Ainda segundo Moraes, em outra etapa serão definidos os parâmetros para realização dos editais para aquisição de tecnologias, propondo um sistema padronizado contemplando as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que permitirá a participação de empresas de grande porte. “Em seguida, vamos verificar a performance da empresa por meio de índices e, finalmente estabelecer novos termos de referência, que são fundamentais para caracterizar processos mais transparentes nas aquisições. E por fim, temos que ter o acompanhamento dos funcionários que trabalham e operam o sistema, e isso se dará por meio de capacitação, assim todos poderão alinhar o mesmo diálogo, de forma padronizada focando na automação”, explicou Moraes.

QUALIDADE E QUANTIDADE - De acordo com o presidente do Semae, Maurício de Oliveira, o convênio foi idealizado em reuniões com o prefeito Luciano Almeida, que tem como objetivo abastecer a cidade com água de qualidade e em quantidade suficiente. “É um marco para a Piracicaba e para o Semae, pois vai trazer para a população o que se é esperado: água nas torneiras. Vamos colocar o Semae em outro patamar na parte de automação e estrutura organizacional. A minha expectativa é que nos próximos 15 meses já estejamos em outro nível e bem próximos de grandes empresas que são referência em saneamento”, analisa Oliveira.

Ainda segundo Oliveira, tanto para os servidores do Semae quanto para os usuários, a modernidade dos equipamentos também será outro benefício. “Hoje, a estrutura é muito antiga. Não houve muitas trocas de tubulação, trocas de bombas. Não houve um acompanhamento do crescimento da cidade. Com esse projeto e com recursos financeiros vamos conseguir reparar essa situação, melhorando, e muito, o abastecimento da cidade”, declarou.

04/08/21 17h07 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA