Comunidade Pantanal: saneamento e dignidade para as famílias

O município de Piracicaba avança cada dia mais na área de saneamento básico, a universalização da coleta e tratamento do esgoto garante aos moradores saúde, preservação do meio ambiente e redução de riscos de doenças de veiculação hídrica.

A implantação de redes coletoras na Comunidade Pantanal, realizada por meio da PPP (parceria público-privada) firmada entre o SEMAE e Mirante em 2019, foi um grande desafio, especialmente pelas vielas estreitas do bairro, que impediram a entrada de máquinas e equipamentos para a escavação. Mais de 70% dos serviços foram realizados de forma manual desde a escavação até o recobrimento de solo.

Com a implantação, que gerou relevante impacto positivo ao meio ambiente, todo esgoto gerado no local é coletado e encaminhado a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte do Caixão. O volume diário de efluentes corresponde a 478,1 m³ de esgoto, para se ter uma ideia, em cinco dias é possível encher uma piscina olímpica (2.500 m³).

Além da implantação de redes coletoras, a Comunidade Pantanal obteve mais uma conquista importante, o prefeito Barjas Negri autorizou a licitação de obras de infraestrutura para urbanização. A primeira etapa, contará com obras de drenagem de águas pluviais e pavimentação das vias, localizada entre as Rua Senador Saraiva e a Avenida Thales Castanho de Andrade, no bairro Itapuã, onde vivem mais de 1.000 pessoas.

Para Jacy Prado, diretor presidente da concessionária Mirante, além de promover diretamente a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos moradores, as melhorias trazem condições básicas de cidadania. “Essas ações refletem os esforços do poder público e privado, para juntos atuarem em soluções que promovam dignidade, saneamento e saúde. É extremamente satisfatório poder fazer parte dessa história do município e da Comunidade Pantanal”, enfatizou.

23/07/20 10h45 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA