Em sete dias, reservatório de água da Marechal Deodoro recebe visita de mais de 4.000 pessoas

Visitação, gratuita, pode ser feita até dia 15 deste mês, inclusive no feriado de 7/09, Independência do Brasil

O reservatório de água da rua Marechal Deodoro recebeu a visita de 4.032 pessoas nos sete primeiros dias de abertura à visitação pública. Com mais de 130 anos, o reservatório integra o complexo da EEAT (Estação Elevatória de Água Tratada) situado no bairro dos Alemães, administrado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), autarquia do Executivo. As visitas, gratuitas, podem ser feitas até dia 15 deste mês, inclusive no feriado de 7/09, Independência do Brasil. De segunda a sexta-feira, a entrada é das 7h30 às 13h. Aos sábados, domingos e feriado, das 7h30 às 16h30. A visitação é por ordem de chegada e é permitida apenas com calçado fechado. Crianças menores que 10 anos podem entrar no local exclusivamente acompanhadas de um responsável. O acesso é pela rua Aquilino Pacheco, em frente ao número 311.

O complexo da Estação Elevatória do bairro dos Alemães possui três reservatórios. O principal deles aberto ao público teve as obras de construção iniciadas em 1886 e é semelhante a um corredor com arcos, construído com tijolos. Ele possui 54m de comprimento, 15m de largura e cerca de 5m de altura e agora, para as visitas, foram colocadas iluminação artificial e música, deixando o ambiente mais intrigante. Com capacidade para 2.000 m³ de água (equivalente a 2 milhões de litros), esse reservatório está totalmente vazio, algo que não acontece há pelo menos 30 anos. O reservatório ao lado, com capacidade para 1.100 m³ de água, também foi aberto à visitação, mas apenas para contemplação, porque está com cerca de 30 centímetros de água. Eles apresentam problemas de vazamento, devido ao desgaste comum do tempo das estruturas, e devem passar por reforma ainda neste segundo semestre, incluindo impermeabilização para eliminar trincas.

Nesta segunda-feira, 5/09, o reservatório teve registro de 288 visitantes. Entre eles, a técnica de projetos Marta Marcatti, 32, acompanhada do esposo, o funcionário público Roberto Marcatti, 35, e da filha Pérola, de quatro meses de vida. “Jamais imaginávamos encontrar isso por aqui. Vimos matéria na TV e ficamos bastante curiosos. É realmente lindo”, falou Marta. “Íamos visitar no fim de semana, mas ficamos sabendo que estava com bastante gente, então aproveitamos minha folga nesta segunda-feira e me surpreendi com a estrutura toda”, disse Roberto.

A família Schioba também começou a semana visitando os reservatórios. Nesta segunda-feira, o pediatra Thiago Lourenço Schioba, 39, foi junto da esposa, a enfermeira Marcela, 37, e os filhos Henrique, 8, Vicente, 5, e Rafael, 3, conhecer o espaço mais famoso atualmente na cidade. “Meus pais sempre moraram aqui no bairro, então eu passava todos os dias praticamente na frente deste reservatório, mas só agora, aos 39 anos, tive a oportunidade de descobrir como ele é. E achei muito importante trazer meus filhos, para que eles possam entender como é o armazenamento de água. Além de um passeio de lazer, é um momento para aprendizagem”, comentou o médico. “Gostei muito daqui. As coisas são grandes e antigas”, completou Henrique.

No primeiro dia de visitação pública, 1/09, foram registradas nos reservatórios 130 visitas. No dia 2, foram 223 pessoas. No dia 3, sábado, as visitas somaram 1.181 registros. E no domingo, 4/09, foram ao todo 1.740 pessoas. Na semana anterior, os reservatórios foram abertos exclusivamente para os servidores do Semae e familiares, totalizando 204 pessoas no dia 27/08 e 266 no dia 28/08. Esses números não contabilizam crianças.

HISTÓRIA - De acordo com o arquiteto e urbanista Marcelo Cachioni, diretor do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico) do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), as obras de escavação para a construção dos Reservatórios da Marechal foram iniciadas em 23 de maio de 1886, pela empresa Frick & Co., que em Piracicaba adotou o nome fantasia de Empreza Hidraulica de Piracicaba. Ele escreveu sobre o assunto na dissertação de mestrado intitulada Arquitetura Eclética na Cidade de Piracicaba, para a PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas.

No estudo relatou que esses reservatórios semi-enterrados consistiam em duas pequenas edificações para guarda entre as ruas Silva Jardim, Cristiano Cleopath e Marechal Deodoro, com capacidade para 3,5 milhões de litros. Originalmente, o reservatório apresentava fachadas de característica neoclássica, com modenatura (conjunto de molduras), óculos, entablamento, platibanda (faixa vertical que emoldura a parte superior de um edifício e que tem a função de esconder o telhado) e portas em arco abatido.

A fachada principal é simétrica e dividida em sete blocos, apresentando três portas e quatro óculos circulares. Não existe um elemento de destaque, sendo que os mesmos se repetem. As demais fachadas, num total de três, foram executadas com os mesmos elementos da fachada principal, e as envazaduras também eram óculos gradeados. No conjunto, havia um portão (desaparecido) executado pelo serralheiro pelotense João José de Abreu, datado de 1885.

Texto: Sabrina Franzol

Fotos: Isabela Borghese