Após obras de melhoria, Museu da Água reabre ao público amanhã, 10/09

Espaço onde funcionou o primeiro serviço de captação e distribuição de água do interior do Estado pode ser visitado aos fins de semana e feriados

O Museu da Água de Piracicaba Francisco Salgot Castillon, mantido pela Prefeitura, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), reabre para visitação pública a partir de amanhã, 10/9, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O espaço ficou fechado durante o mês de agosto para melhorias e volta a receber o público aos fins de semana e feriados.

Segundo o engenheiro Darcy Lázaro Ganzella Jr., diretor de Departamento de Construção Civil, Oficina e Transporte do Semae, entre as melhorias realizadas está a retirada da capa de concreto do canal da cascata, impermeabilização do trecho e recomposição do concreto. “O objetivo foi evitar novas infiltrações no aquário (que fica dentro do prédio)”, explicou. Outros pequenos reparos também foram realizados a fim de manter o funcionamento do local.

O prédio onde fica o Museu da Água foi construído em 1887, ao lado do salto do rio Piracicaba, como primeiro serviço de captação e distribuição de água encanada para o abastecimento doméstico, implantado no interior do estado de São Paulo. É rico em detalhes arquitetônicos, como arcos, pisos e paredes de pedras, aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.

Como Museu, o espaço funciona desde 25 de novembro de 2000 e conta com várias peças que foram usadas no sistema de distribuição de água. Algumas antigas, como a carrocinha que servia para transportar ferramentas e peças utilizadas nas ligações de água ou consertos diversos. Outras peças mais recentes, como o eixo com rotor de uma bomba d'água, registros, tubo e flange usados nas redes de água.

SERVIÇO – Museu da Água. Av. Beira Rio, 448, Centro. Funcionamento aos fins de semana e feriados, das 9h às 17h. Entrada gratuita. Informações: 3432-8063.

09/09/22 15h08 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA