Dia do Rio Piracicaba é celebrado no Teatro do Engenho

O evento contou com apresentações artísticas, participação de representantes e anúncio pelo prefeito Luciano Almeida do projeto para desassoreamento do Rio Piracicaba, na última sexta-feira, 14/04, no Teatro Erotides de Campos

Em eunião solene em comemoração ao Dia do Rio Piracicaba, no Teatro do Engenho, o prefeito Luciano Almeida anunciou projeto para desassoreamento do rio. De acordo com o prefeito, um estudo será feito para identificar e destravar pontos críticos do manancial que corta a cidade para prevenir alagamentos. A reunião solene foi promovida pela Câmara Municipal, por meio de iniciativa do vereador Josef Borges.

O prefeito Luciano Almeida anunciou a contratação de empresa para o serviço de desassoreamento que vai focar em destravar os pontos críticos do rio Piracicaba. O processo licitatório deve ser iniciado em 60 dias.

Luciano também comentou sobre os desafios das cidades à montante, até o ano de 2030, na garantia do saneamento básico. "Estamos iniciando estudos para desassorear o rio Piracicaba. Nos próximos 60 dias se dará o processo de licitação, com foco principalmente na entrada do Itapeva e o ribeirão do Enxofre, como forma de evitar o refluxo que acaba por comprometer o rio Piracicaba", explicou.

PRESERVAÇÃO - Instituída pelo decreto legislativo 08/13, a reunião solene em celebração ao Dia do Rio Piracicaba tem o objetivo de conscientizar sobre a preservação do principal manancial da cidade. Além de desenvolver atividades educativas, objetiva também informar a população sobre o meio ambiente.

Além do prefeito, estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal, Wagner Alexandre, o Wagnão; o diretor-presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera; Clarindo Neto, superintendente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), que representou a presidência da autarquia; e a ex-vereadora Lauriza Cortelazzi, autora da lei municipal que instituiu o Dia do Rio Piracicaba.

O vereador Josef Borges agradeceu a presença de todos, especialmente dos escolares. "O rio Piracicaba é o coração da cidade, no inverno se enche e no verão fica magrinho. Temos que cuidar do rio e vocês é que são a nova geração, podem contribuir muito. São vocês que cuidarão da cidade", concluiu.

O presidente da Câmara, Wagner Oliveira, falou da satisfação em participar do evento. Também destacou o projeto Conheça o Legislativo, reforçando o convite aos professores para que possibilitem esta experiência histórica aos alunos ao conhecer o universo do poder Legislativo.

APRESENTAÇÕES: Pelas comemorações do dia do maior cartão-postal da cidade, a solenidade contou com apresentação de escolas municipais e estaduais, além do Grupo de Idosos da Oficina de Música do Projeto Com Vivência.

As 25 crianças do Jardim II da Escola Municipal Dona Maria Guilhermina Lopes Fagundes Dona Mimi abriram a apresentação com cantigas sobre o rio Piracicaba e o Hino da cidade. Os alunos do 4º ano B da EM. Pe. Pedro Baron levaram ao Teatro Erotides de Campos cartazes sobre a importância da preservação do rio, além de apresentarem a música de Tião Carreiro & Pardinho Rio de Lágrimas.

Participando da apresentação da EM. Pe Pedro Baron, o aluno Guilherme Macedo Martins comentou, além das belezas naturais, do fator histórico por trás do rio Piracicaba. "É bom cuidar do rio porquê é o patrimônio histórico de Piracicaba, fazendo parte da nossa história. É um grande símbolo da nossa cidade", destaca.

Pelas unidades da Rede Estadual, se apresentaram os alunos da Escola Prof° José Romão, os quais trouxeram a apresentação de inúmeras lendas existentes sobre o rio. O espetáculo foi chamado O Rio e Suas Memórias. Já a Escola Sud Mennucci trouxe mais música ao palco, com a performance do Grupo Musical Ondas Sonoras.

O Grupo de Idosos da Oficina de Música do Projeto Com Vivência encerrou com o evento interpretando as canções Trenzinho Caipira, Cana Verde e Rio de Lágrimas.

17/04/23 18h00 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO