Saneamento básico sustentável em zona rural é tema de visita em sítio do bairro Tupi

Visita técnica foi organizada pela Sema e os produtores rurais Luana e Lucas, com membros do GMEA, Comclima e Fatep.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), visitou na quinta-feira, 11, o sítio Casa Mato, localizado no bairro Tupi, com membros do GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), Comclima (Comissão Municipal de Mudanças Climáticas) e professores e alunos da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba).

Recebidos pelos produtores Luana Henrique Nunes e Lucas Garcia do Valle, a visita teve o objetivo de apresentar a tecnologia de saneamento básico sustentável adotada no sítio, chamada vermifiltração, considerada uma técnica simples, mas de grande eficiência e viabilidade econômica para tratamento de dejetos domésticos em pequenas propriedades rurais.

De acordo com Luana, o vermifiltro é uma câmara de tratamento de resíduos sanitários que promove, por meio da ação bacteriana e de minhocas, a degradação orgânica dos dejetos. O material líquido remanescente é conduzido por meio de outro canal de plástico, a um tanque de evaporação.

"Nesse sistema utilizamos mudas de bananeiras, uma vez que essas plantas possuem grande poder de absorção de água e materiais líquidos. Quando as plantas transpiram, a água é devolvida à atmosfera, por meio da evaporação da superfície foliar. Estimamos que uma bananeira bem desenvolvida promova a evaporação de até 200 litros de água por dia em sua superfície foliar", explica Luana.

A visita foi organizada pela equipe da Sema, que conheceu a propriedade no mês de abril, por meio de atendimento do programa Patrulha Agrícola. De acordo com o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, o intuito da visita foi unir as instituições e órgãos parceiros que se dedicam ao estudo do tratamento de resíduos na área rural para apresentar essa técnica, que tem custo acessível e pode ser replicada em outras propriedades rurais que não recebem tratamento de esgoto.

A secretária Nancy Thame afirma que a ação também está alinhada com o projeto que está sendo desenvolvido pela Sema de gestão de resíduos sólidos na zona rural de Piracicaba. "Estamos com muitas parcerias com instituições e estamos trabalhando para promover mais ações em prol do tratamento correto desses resíduos", ressalta Nancy.

Texto: Prefeitura de Piracicaba/CCS

Fotos: Thaís Passos/SEMA e Semae