Mais de 2.500 pessoas participaram da 2ª edição do Pira nos Bairros, no Vila Sônia

Secretarias municipais levaram serviços à comunidade, no sábado, 08/07, e realizaram 1.857 atendimentos por meio do programa

Mais de 2.500 pessoas participaram da segunda edição do Pira nos Bairros, na Escola Municipal Prof. Taufic Dumit, Vila Sônia, no último sábado, 08/07. Segundo balanço divulgado pelas secretarias, foram realizados 1.857 atendimentos, em diversas áreas, como saúde, meio ambiente, emprego e renda e finanças, entre outras. O Pira nos Bairros é um programa criado pela Administração com o objetivo de levar até os munícipes, em seus bairros, serviços essenciais oferecidos pelas secretarias.

Durante o evento, o prefeito Luciano Almeida realizou a entrega do 1º lote dos itens que compõem o kit de uniforme escolar para 471 alunos e anunciou a construção da nova UPA da Vila Sônia. Além dos secretários municipais, estiveram presentes os vereadores Anílton Rissato, Fabrício Polesi, Josef Borges, Paraná, Paulo Camolesi, Gustavo Pompeo, Acácio Godoy, Ciro da Van e Fabrício Polezi.

O Pira nos Bairros ofereceu serviços municipais inéditos no último sábado, com 133 vagas de empregos para início imediato em sete empresas cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), consultas ao SPC/Serasa (parceria Acipi), Procon e Semae e oficinas que ensinaram a população a cultivar hortas em casa.

A Prefeitura ainda disponibilizou outros serviços, como atendimento e castração de animais, exames de glicemia e hipertensão, teste de HIV e vacina da gripe, parcelamento de débitos, atualização do cadastro único, inscrições para habitação de interesse popular e cartão Pira Cidadão, além de atividades esportivas e culturais, entre outras.

ATENDIMENTOS - Só a Secretaria de Saúde (SME) realizou 594 atendimentos, com destaque para orientações sobre saúde bucal, com 87 pessoas atendidas e testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite)  com 80. O Núcleo de Bem Estar Animal, ligado à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), vacinou 152 animais e agendou 22 castrações.  Duzentas e noventa e quatro pessoas fizeram o cadastro do cartão Pira Cidadão na Secretaria de Governo (Semgov), 100 pessoas cadastraram seus currículos no Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT), ligado à Semdettur, e a Secretaria de Finanças (Semfi) computou 23 atendimentos, com 6 parcelamentos de IPTU.

AMPLIAÇÃO - O prefeito Luciano Almeida disse que a cada novo evento a Administração tem procurado ampliar a gama de serviços municipais destinados à população, que muitas vezes não consegue se deslocar até o prédio do Centro Cívico para serem atendidos em suas demandas. ?Essa aproximação com as comunidades tem sido fundamental para democratizar a utilização dos serviços públicos?, frisou Luciano.

Bruno Rosa, secretário de Educação, disse que Piracicaba tem vivido um momento único com a realização do Pira nos Bairros, com as escolas públicas municipais abertas para receber a população que reside no seu entorno. ?Assim promovemos a cidadania, o acolhimento e boas políticas públicas?, destacou o secretário.

A diretora da Escola Municipal Prof. Taufic Dumit, Erica Gonçalves Pereira, era uma das mais animadas com o Pira nos Bairros, revelando que o evento trouxe comodidade para toda a comunidade. ?Todos também ficaram extremamente felizes, pais e alunos, ao saberem que a nossa escola seria a 1ª da Rede Municipal de Educação a ser contemplada com a entrega dos uniformes?, pontuou Erica.

SERVIÇOS ? Hellen Karina Borba ficou sabendo do Pira nos Bairros pelas mídias sociais da Prefeitura e entregou o seu currículo em todas as empresas participantes do evento. ?Não tive que me deslocar para o Centro e nem gastar com passagem de ônibus para tentar obter uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Agora é aguardar?, frisou Hellen.

Jucimara Medrado, Bruna Camilo e Lucilene Xavier foram juntas vacinar seus pets durante o Pira nos Bairros. ?Adoramos a iniciativa porque pudemos cuidar da saúde dos nossos animais sem sair do Vila Sônia?, disse Lucilene.

Elaine dos Santos e sua filha Bruna aproveitaram a manhã de sábado para ouvir algumas dicas sobre prevenção em saúde bucal. ?Aprendemos que além da escovação dental no mínimo por 3 vezes ao dia, precisamos também usar o fio dental para evitar o aparecimento das cáries?, destacou Elaine.

12/07/23 09h40 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO