Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves reabre amanhã, 14/07

Visitação gratuita pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h

A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), reabre amanhã, sexta-feira, 14/07, o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves, após período de reforma e manutenções para tornar a experiência dos visitantes divertida e encantadora. O espaço tem mais de 100 espécies de peixes, distribuídos em três aquários e dois grandes lagos. A visitação é gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O endereço é avenida Dr. Maurice Allain, 454, no Parque do Mirante, no bairro Vila Rezende. Na manhã de hoje, quinta-feira, 13/07, o prefeito Luciano Almeida fez uma visita ao local, acompanhado do presidente do Semae, Artur Santos, e do titular da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), Paulo Roberto Borges.O Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves foi inaugurado em 19 de setembro de 2012 e tem vista privilegiada para o salto do rio Piracicaba. Ele estava fechado desde agosto do ano passado para reformas e durante este período houve desmonte dos aquários para troca do silicone, reforma e pintura do gabinete dos aquários, troca de todas as lâmpadas internas para led, melhorias na iluminação do teto e dos aquários, troca das portas dos sanitários e de acesso, reparos contra vazamentos, pintura de todas as paredes, do teto do prédio, das estruturas metálicas e de todas as portas, troca das separações dos lagos para telas de inox, impermeabilização e troca da geomanta do lago das carpas, envernização dos decks, pintura dos guarda-corpos, troca das válvulas de descarga, reparo nos pisos e azulejos dos banheiros e hall, reparo no sistema de esgoto do sanitário masculino, serviço de jardinagem e troca das faixas e adesivos.Atualmente, a população pode contemplar 116 espécies de peixes e duas de artrópodes (camarão fantasma e lagosta filtradora), que estão em três aquários e dois grandes lagos divididos em quatro partes (setores). Cada aquário tem capacidade para 2.400 litros de água e mede três metros de comprimento por um metro de largura e 80 centímetros de altura.Há peixes nativos de diversas partes do mundo, como países da Ásia, África, Europa e Américas, portanto, é possível ver carpas, dourado, pacu, pirarara, pangasius, entre outros, com placas informativas sobre as espécies, proporcionando conhecimento e ampliação da consciência sobre a importância da preservação dos rios."Agora, temos ativo no nosso município mais um atrativo para os piracicabanos e, claro, turistas da cidade. Fizemos a reforma e, com certeza, todos os visitantes do aquário vão se encantar, tanto adultos quanto crianças, principalmente neste período de férias escolares", falou o prefeito Luciano Almeida.Para atender pessoas com mobilidade reduzida, o Aquário Municipal tem rampas e sanitários adaptados.

MUSEU DA ÁGUA - O Museu da Água, outro ponto turístico mantido pelo Semae e situado na avenida Beira Rio, passa a ter, a partir deste sábado, 15/07, novo horário de funcionamento. Será de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O que hoje é o Museu da Água foi a primeira estação de captação e bombeamento de água da cidade. Ele tem cerca de 12 mil m², às margens do rio Piracicaba, ao lado do Salto. É tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba) desde 2002.SERVIÇO - Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves. Visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Endereço: avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende, no Parque do Mirante. Informações: (19) 3421-1566.

13/07/23 16h50 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO