Aquário Municipal recebe mais de 5.500 pessoas em uma semana

Espaço, revitalizado e reaberto ao público no dia 14/07, tem mais de 100 espécies de peixes

Em uma semana, após a reabertura, o Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves recebeu a visita de 5.525 pessoas. O local, mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), reabriu as portas ao público no dia 14/07, sexta-feira, após período de reforma e manutenções para tornar a experiência dos visitantes divertida e encantadora. O espaço tem mais de 100 espécies de peixes, distribuídos em três aquários e dois grandes lagos. A visitação é gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O endereço é avenida Dr. Maurice Allain, 454, no Parque do Mirante, no bairro Vila Rezende.

No primeiro dia em funcionamento depois das obras, o aquário teve 779 visitantes. E depois, no sábado e domingo, dias 15 e 16/07, adentraram o local, respectivamente, 1.174 e 1.647 pessoas. Segunda-feira é o único dia em que o aquário fica fechado para o público, então, na terça, 18/07, quarta, 19/07, e ontem, 20/07, o espaço teve 600, 555 e 770 pessoas, respectivamente.

O Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves foi inaugurado em 19 de setembro de 2012 e tem vista privilegiada para o salto do rio Piracicaba. Ele estava fechado desde agosto do ano passado para reformas e durante este período houve desmonte dos aquários para troca do silicone, reforma e pintura do gabinete dos aquários, troca de todas as lâmpadas internas para led, melhorias na iluminação do teto e dos aquários, troca das portas dos sanitários e de acesso, reparos contra vazamentos, pintura de todas as paredes, do teto do prédio, das estruturas metálicas e de todas as portas, troca das separações dos lagos para telas de inox, impermeabilização e troca da geomanta do lago das carpas, envernização dos decks, pintura dos guarda-corpos, troca das válvulas de descarga, reparo nos pisos e azulejos dos banheiros e hall, reparo no sistema de esgoto do sanitário masculino, serviço de jardinagem e troca das faixas e adesivos.

Atualmente, a população pode contemplar 116 espécies de peixes e duas de artrópodes (camarão fantasma e lagosta filtradora), que estão em três aquários e dois grandes lagos divididos em quatro partes (setores). Cada aquário tem capacidade para 2.400 litros de água e mede três metros de comprimento por um metro de largura e 80 centímetros de altura.

Há peixes nativos de diversas partes do mundo, como países da Ásia, África, Europa e Américas, portanto, é possível ver carpas, dourado, pacu, pirarara, pangasius, entre outros, com placas informativas sobre as espécies, proporcionando conhecimento e ampliação da consciência sobre a importância da preservação dos rios. Para atender pessoas com mobilidade reduzida, o Aquário Municipal tem rampas e sanitários adaptados.

SERVIÇO - Aquário Municipal Ilda Borges Gonçalves. Visitação gratuita, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Endereço: avenida Dr. Maurice Allain, 454, Vila Rezende, no Parque do Mirante. Informações: (19) 3421-1566.

21/07/23 17h52 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO