Pira nos Bairros acontece sábado, 5/08, no bairro Jardim Caxambu

Com diversos serviços gratuitos para a população, terceira edição do evento será das 9h às 13h, na Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza

A terceira edição do Pira nos Bairros acontece neste sábado, 5/08, na Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no bairro Jardim Caxambu, das 9h às 13h. A iniciativa consiste em reunir, em um único lugar, diferentes serviços da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias municipais, com programação cultural e esportiva, bem como cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, verificação de pressão arterial e de glicemia; vacinação contra a raiva para cães e gatos, entre outros. Todas as atividades são gratuitas.

“Queremos cada vez mais os cidadãos perto dos serviços que a Prefeitura disponibiliza para eles, por isso criamos o Pira nos Bairros, com atividades para toda a família, porque muitas vezes nem todo mundo consegue fazer o que precisa pois está em horário de trabalho. E estamos muito felizes com as duas primeiras edições que já realizamos, nas regiões dos bairros Santa Rosa e Vila Sônia, com grande participação da população”, comentou o prefeito Luciano Almeida.

Entre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde no Pira nos Bairros estão testes rápidos de IST/AIDS, orientação sobre alimentação saudável, avaliação antropométrica (peso e altura) e marcador de consumo alimentar, vacinação, verificação de pressão arterial e de glicemia, ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal) e ação de promoção e prevenção em saúde bucal (atividade educativa).

Já a Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção de impostos/taxas.

Quanto à participação da Semuttran, é com palestras educativas sobre segurança no trânsito, emissão dos cartões de transporte público e de estacionamento de idoso e informações e instruções sobre o APP Zona Azul Piracicaba.

Também no Pira nos Bairros, a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) faz atualização do Cadastro Único/ Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e passa informações sobre os serviços e programas da Assistência Social.

Outras secretarias municipais participantes do Pira nos Bairros são a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo e sobre MEI (Microempreendedor individual), e a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), com realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga EMDHAP, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida (CAIXA).

PET – Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibiliza diversos serviços, por meio da Simap ( Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante, e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

ARTE – Também neste sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) oferece apresentação musical da Banda Máfia do Jazz, atividades infantis, pintura facial e distribuição de balões e livros, além de pipoca e algodão-doce.

MAIS – As secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Guarda Civil integram a programação com emissão do Cartão Pira Cidadão, a oficina Horta em Casa e apresentação do Canil da Guarda Civil Municipal, respectivamente. E o Semae estará no local com informações sobre a Tarifa Social, levantamento de débitos, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

SERVIÇO – Pira nos Bairros. Sábado, 5/08. Das 9h às 13h, no bairro Jardim Caxambu, na Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza (Rua Paulo Brunhs, 441). Entrada gratuita. Informações: (19) 3426-3819.

04/08/23 17h43 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO