3º Pira nos Bairros faz cerca de 2.000 atendimentos no Jardim Caxambu

A terceira edição do Pira nos Bairros aconteceu no último sábado, 5/08, na Escola Municipal Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, no bairro Jardim Caxambu, das 9h às 13h, e teve cerca de 2.000 atendimentos. A iniciativa consiste em reunir, em um único lugar, diferentes serviços da Prefeitura, abrangendo todas as secretarias municipais, além de programação cultural e esportiva. Na ocasião houve, ainda, a reinauguração da unidade escolar, após obras de revitalização, e entrega dos uniformes escolares às crianças, com a presença do prefeito Luciano Almeida, de secretários municipais e de vereadores. Todas as atividades foram gratuitas.

Entre os serviços disponibilizados à população estavam testes rápidos de IST/AIDS, orientação sobre alimentação saudável, verificação de pressão arterial, consulta e parcelamento de débitos (IPTU e taxas diversas), emissão dos cartões de transporte público e de estacionamento de idosos, cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, consultório itinerante e vacinação contra a raiva para cães e gatos, apresentação musical da Banda Máfia do Jazz, pintura facial, emissão do Cartão Pira Cidadão, a oficina Horta em Casa, informações sobre a Tarifa Social do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), além de brinquedos infláveis e pipoca e algodão-doce.

?Eu sou diabética e consegui fazer um teste de glicemia enquanto meus filhos ficaram brincando. É realmente muito prático ter esses serviços dentro da escola?, falou Isabela Furlan Chagas, 33, do lar, que foi acompanhada do esposo e dos dois filhos que são alunos da unidade educacional.

Quem também aprovou a iniciativa foi o carteiro Renato Aparecido Toledo, 48. ?Eu não tenho filhos nesta escola, mas fiquei sabendo do evento e achei interessante, então vim com a minha esposa para fazermos o cartão Pira Cidadão. Esse projeto Pira nos Bairros facilita muito, porque durante a semana é mais difícil encontrar um tempo para fazer essas coisas?, disse.

UNIFORMES E REFORMA ? Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura, durante a 3ª edição do Pira nos Bairros, entregou oficialmente os uniformes dos alunos e descerrou a placa de reinauguração da escola após revitalização. A unidade tem mais de 700 alunos matriculados e cada kit de uniforme é composto por camisetas (manga curta, manga longa e regata), calça, bermudas, short-saia, jaqueta, meias, tênis e mochila. Ao todo, serão mais de 450 mil itens entregues aos alunos na Educação Municipal das 124 escolas.

Para Dhébora Eloísa Cardoso Lima, mãe de três filhos e alunos da unidade do Jardim Caxambu, a entrega dos uniformes era muito esperada pela família. ?É muito bom, pois não temos que pensar em que roupa colocar nas crianças e a igualdade entre todos os alunos. Estamos muito felizes aqui com a escola e com a qualidade do ensino?, comentou.

?Estou muito feliz em poder compartilhar este projeto que temos de coração, que é o de pensar na educação das nossas crianças. O desafio que nos propusemos é de transformar a escola pública de Piracicaba em uma das melhores do Brasil e estamos trabalhando para isso, com o mesmo material didático usado pelas melhores escolas privadas da nossa cidade, treinamento de equipe, reformas e equipamentos. Estamos transformando a escola pública em algo que temos orgulho?, disse o prefeito Luciano Almeida.

Quanto à reforma, a unidade teve recuperação estrutural completa para a contenção de trincas e rachaduras, impermeabilização de ambientes e solo, troca, substituição e revitalização de elementos de madeira, troca, substituição e revitalização de esquadrias metálicas, cobertura, vidros, revestimentos, pisos, pintura total interna e externa, melhorias hidráulicas, elétricas, bem como nos sistemas de rede e telefonia.

?Essa escola, a Joaquim Carlos Alexandrino de Souza, já tem uma das melhores notas no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e todo o trabalho que estamos fazendo é para continuar tornando a educação do município cada vez melhor?, falou o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.De acordo com a gestora da unidade, Giovana Franchi, a escola está instalada em um prédio construído em 1982 e necessitava de reparos constantes. ?Nós tivemos diversas intervenções importantes em nossa unidade que há vários anos se faziam necessárias. Tentávamos, com recursos próprios, deixar a escola em dia, mas não da forma como deveria. Com a chegada dessa obra completa, pudemos reestruturar alguns ambientes administrativos e externos da escola. Foi uma intervenção que a escola estava aguardando e chegou em boa hora?, disse a gestora.

08/08/23 11h20 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO