Pira nos Bairros leva serviços públicos à população do Jd. Alvorada e região amanhã, 16/09

Evento acontece na Escola Municipal Rachel de Queiroz, das 9h às 13h; obra de revitalização da escola também será entregue

O Jardim Alvorada e bairros da região recebem amanhã, sábado, 16/09, das 9h às 13h, mais uma edição do programa Pira nos Bairros, da Prefeitura. O Pira nos Bairros é uma iniciativa que reúne, em um único lugar e de forma simultânea, diversos serviços públicos gratuitos, abrangendo todas as secretarias municipais. A ação acontecerá na Escola Municipal Rachel de Queiroz, que também terá a obra de revitalização entregue oficialmente à comunidade.

Entre os serviços oferecidos está a atualização do Cadastro Único/Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e informações sobre os serviços e programas da Assistência Social, realizados pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

Outras secretarias municipais participantes do Pira nos Bairros são a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo e sobre MEI (Microempreendedor individual), e a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), com realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 8ª subseção Piracicaba fará orientação jurídica e o Memorial Metropolitano ofertará corte de cabelo e serviço de manicure.

CARTÃO PIRA CIDADÃO – As secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Guarda Civil integram o Pira nos Bairros com emissão do Cartão Pira Cidadão, oficina Horta em Casa e apresentação do Canil da GCM, respectivamente.

Já a Secretaria de Finanças (Semfi) oferecerá consulta e parcelamento de débito (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção; também haverá atendimento do Procon. E o Semae estará no local com informações sobre a Tarifa Social, levantamento de débitos, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

SERVIÇOS DE SAÚDE – A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fornecer testes rápidos de IST/AIDs, orientação sobre alimentação saudável, avaliação de peso e altura e marcador de consumo alimentar, vacinação com vacinas disponíveis para campanhas, verificação de pressão arterial e de glicemia, ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal e atividade educativa). A Clínica de Olhos fará teste de visão e avaliação de retina. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fará orientações sobre educação e saúde sobre animais sinantrópicos, como escorpião, aranha, morcego, rato e carrapato, além de cuidados e prevenção contra a dengue.

CULTURA E ESPORTE – Também neste sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) oferecerá apresentação circense e música ambiente, pintura facial e distribuição de pipoca e algodão-doce. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) complementa a programação com atividades esportivas e de recreação.

PARA OS PETS – Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante, e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

Essa é uma maneira eficaz que desenvolvemos para aproximar a Prefeitura da população, que, muitas vezes, encontra dificuldades para se deslocar até o Centro Cívico para resolver pendências, fazer solicitações e requerer serviços da administração pública”, destacou o prefeito Luciano Almeida.

TRANSPORTE GRATUITO – Para este sábado, a Semuttran também criou uma linha especial e gratuita para o Pira nos Bairros. Os horários de saída da escola sentido bairro serão: 9h, 9h30, 10h, 10h30, 11h, 11h30, 12h, 12h30 e 13h; Já os horários de saída do bairro sentido escola serão: 9h15, 9h45, 10h15, 10h45, 11h15, 11h45, 12h15 e 12h45.

O itinerário de ida será: Escola, rua João Guidotti, rua Clara Nunes, av. Rio das Pedras, ruas Eliseu Danelon, rua Dilcina Fara Nechar, rua André Marin Neptun, av. Rio da Pedras, rua Lutero Luiz, rua Rodolfo Mayer. Já o itinerário de volta é: rua Rodolfo Mayer, rua Sergio Cardoso, av. Rio das Pedras, rua Eldorado Paulista, rua Sueli Zilio Zocca, av. Boulos Abou Jaoudé, rua Pedro Perin, av. Franco da Rocha, Escola.

SERVIÇO – Pira nos Bairros. Amanhã, sábado, 16/09. Das 9h às 13h, no bairro Jardim Alvorada, na Escola Municipal Rachel de Queiroz (rua Bráulio Pedroso, 220). Entrada gratuita. Informações: (19) 3403-1230.

15/09/23 15h39 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO