Pira nos Bairros, no Mário Dedini, realiza mais de 1.300 atendimentos; multivacinação foi a novidade

Ação promove acesso facilitado da população aos serviços públicos municipais, em um só lugar

No sábado, 7/10, aconteceu a sexta edição do Pira nos Bairros, na Escola Municipal Profª Olívia Caprânico, no bairro Mário Dedini, que teve como novidade a Campanha de Multivacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação, que tem como proposta facilitar o acesso da população aos serviços municipais, ocorreu das 9h às 13h e contabilizou 1.313 atendimentos. Na oportunidade também foram entregues oficialmente as obras de melhoria da escola.

O prefeito Luciano Almeida e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andrea Almeida, acompanharam a ação. Luciano Almeida reafirmou a continuidade do projeto, que segundo ele, traz o resgate da cidadania, por meio do acesso facilitado de serviços de diversas secretarias.

O Pira nos Bairros foi pensado e desenvolvido com todo o carinho, criando uma relação de proximidade da administração municipal com a comunidade, no atendimento as suas necessidades e na melhoria da qualidade de vida da população. A cada edição procuraremos trazer novos serviços, com o pensamento único de atender o munícipe da melhor forma possível", destacou o prefeito.

MULTIVACINAÇÃO - O secretário de Saúde, Douglas Koga, acompanhou a multivacinação e destacou a importância da ação acontecer também no Pira nos Bairros. Isso facilitou a vinda de crianças e adolescentes abaixo dos 15 anos, que são o foco da campanha, e trouxe também os pais, que foram abordados para atualizar outras vacins. Também foram aplicadas vacinas contra a Covid-19 e gripe.

Uma das pessoas que aproveitou a Campanha de Vacinação foi Sandra Rezende, que levou o seu sobrinho Davi Oliveira, de 10 anos, para receber as vacinas contra a gripe e HPV. "Como a mãe dele trabalha, inclusive aos sábados, assim que fiquei sabendo que que o Pira nos Bairros estaria aqui no Mário Dedini, não pensei duas vezes e trouxe ele, para que pudesse ser imunizado e ficasse em dia com a carteira vacinal”, ressaltou.

Ana Cristina Soares aguardava ansiosamente na fila para chegar sua vez de ser imunizada com quinta dose da vacina contra a Covid. "Estava aguardando muito este dia. E com o Pira no Bairros aqui no Mário Dedini foi a oportunidade de colocar em dia minha vacinação”, observou.

REVITALIZAÇÃO - Na oportunidade aconteceu a entrega oficial das obras de melhoria e recuperação estrutural na Escola Municipal Profª Olívia Caprânico. Antes do pronunciamento das autoridades houve demonstrações de capoeira. Também aconteceu apresentação musical de violinos por alunos da escola Profª Olívia Caprânico, que integram o projeto Pequena Grande Orquestra, da Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

O prefeito Luciano Almeida anunciou mais duas novas conquistas a serem implementadas naquela unidade escolar, atendendo reivindicação da direção da escola: cobertura da quadra e a troca do piso sintético da área externa. "A escola é a extensão dos alunos que aqui estudam e merece estar bem cuidada”, afirmou.

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou que a Secretaria de Educação está com um processo de revitalização de todas as 124 escolas municipais. São mais de 76 escolas já reformadas. "Esse processo é contínuo e continuaremos investindo. Infelizmente algumas unidades há mais de 20 anos não recebiam atenção com reformas e essa gestão está implementando as melhorias, tornando os espaços estruturalmente melhores e mais confortáveis", observou.

A solenidade contou, também, com as participações dos secretários municipais de Mobilidade, Trânsito e Transportes, Jane Franco; Reinaldo Pousa, de Transportes Internos; Paulo Borges, Obras e Zeladoria; Juliana Baccarin, Chefia de Gabinete; Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, de Esportes e Lazer; Telma Trimer Pereira, de Finanças; Augusto Muzilli Junior, subsecretário da Saúde; Carlos Beltrame, da Ação Cultural; e de Euclídia Fioravante, da Assistência e Desenvolvimento Social.

Também estiveram presentes os vereadores Paraná, Josef Borges, Gustavo Pompeo, Paulo Camolesi, Anilton Rissato e Acácio Godoy, além da diretora da escola, Simone Cristina Monteiro Ferreira e Fernanda Dal Picolo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piracicaba.

DIVERSIDADE - A população que esteve presente no Pira nos Bairros, no Mário Dedini, contou com uma diversidade de opções de serviços disponibilizados pela Prefeitura e parceiros, como verificação de pressão arterial e de glicemia, emissão de Cartão Cidadão, cadastro para vagas de empregos e cursos de qualificação e outros.

Henrique Pereira dos Santos aproveitou para levar o seu pet, o cão Buddy, para ser vacinado contra a raiva. “Assim como muitas pessoas que tem cãozinhos, eu não tenho condições de pagar para vaciná-los e como o serviço aqui é gratuito e de excelente qualidade, eu o trouxe”, contou.

Regina Ferreira Rodrigues esteve no espaço da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), que estava distribuindo mudas de hortaliças. Acabou levando para casa uma muda de alface roxa para plantar em seu quintal.

Ana Cristina de Lima compareceu bem cedo para cortar o cabelo. “Quando fiquei sabendo que aqui haveria corte gratuito, fiquei aguardando ansiosamente. Hoje, cortar cabelo não está barato. Fiquei muito feliz em estar aqui”, comentou ela. O corte de cabelo gratuito foi oferecido pelo Memorial Metropolitano, parceiro da Prefeitura no Pira nos Bairros.

10/10/23 12h28 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO