Com serviços gratuitos à população, Pira nos Bairros acontece amanhã, sábado, 28/10, no Eldorado

Evento é aberto ao público; moradores dos bairros vizinhos, como Cecap, São Francisco e Pompeia, entre outros, também podem usufruir dos serviços

A Prefeitura realiza amanhã, sábado, 28/10, a 7ª edição do Pira nos Bairros no bairro Eldorado, das 9h às 13h, na Escola Municipal Prof. Francisco de Almeida Kronka. A ação reúne em um único lugar e de forma simultânea diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais. O Pira nos Bairros é aberto ao público com as ações gratuitas para os moradores do bairro e vizinhos, como Cecap, São Francisco e Pompeia, entre outros.

Entre os serviços oferecidos está a atualização do Cadastro Único/Orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e informações sobre os serviços e programas da Assistência Social, realizados pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

Outras secretarias municipais participantes do Pira nos Bairros são a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, além de orientações sobre o Banco do Povo e sobre MEI (Microempreendedor individual), e a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), com realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e, do Programa Minha Casa Minha Vida.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 8ª subseção Piracicaba fará orientação jurídica e o Memorial Metropolitano ofertará corte de cabelo e serviço de manicure.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fornecer testes rápidos de IST/AIDs, orientação sobre alimentação saudável, avaliação de peso e altura e marcador de consumo alimentar, vacinação com vacinas disponíveis para campanhas, verificação de pressão arterial e de glicemia, ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal e atividade educativa). A Clínica de Olhos fará teste de visão e avaliação de retina. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fará orientações sobre educação e saúde sobre animais sinantrópicos, como escorpião, aranha, morcego, rato e carrapato, além de cuidados e prevenção contra a dengue.

PETS - Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária, com consultório itinerante, e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

ARTE E ESPORTES - Também neste sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) oferecerá apresentação circense e música ambiente, pintura facial e distribuição de pipoca e algodão-doce. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) complementa a programação com atividades esportivas e de recreação.

PIRA CIDADÃO - As secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Guarda Civil integram o Pira nos Bairros com emissão do Cartão Pira Cidadão, oficina Horta em Casa e apresentação do Canil da GCM, respectivamente.

Já a Secretaria de Finanças (Semfi) oferecerá consulta e parcelamento de débito (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção. A Procuradoria Geral se fará presente por meio do Procon, prestando atendimento ao consumidor que encontre problemas ou dúvidas no mercado de consumo. E o Semae estará no local com informações sobre a Tarifa Social, levantamento de débitos, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

ÔNIBUS - Para este sábado, a Semuttran também criou uma linha especial e gratuita para o Pira nos Bairros. Os horários de saída da escola sentido bairro serão: 9h, 9h15,9h30, 9h45, 10h, 10h15, 10h30, 10h45, 11h, 11h15, 11h30, 11h45, 12h, 12h15, 12h30, 12h45 e 13h; Já os horários de saída do bairro sentido escola serão: 9h05, 9h20, 9h35, 9h50, 10h05, 10h20,10h35, 10h50, 11h05, 11h20,11h35,11h50,12h05, 12h20, 12h35, 12h50 e 13h05.

O itinerário de ida será: Escola, Av. Eurico Gaspar Dutra, Rotatória, Av. Eurico Gapsar Dutra, Rua Padre Boschetti (Campos do Conde), Av. Sergio Pereira, Rotatória, Av. Sérgio Pereira, Rua Pedro Bruno Boschetti, Av. Luiz Consolmagno Filho, Av. João Baptista Franco e Av. Eurico Gaspar Dutra (ponto final).

Já o itinerário de volta é: Av. Eurico Gaspar Dutra, Av. Joaquim Perossi, Av. Eduardo Frota Salles, Rua Benedito Dias, Av. Joaquim Perosi, Av. Eurico Gaspar Dutra, Rotatória, Av. Romeu Ítalo Ripoli, Rotatória, Av. Adolfo Gustavo Franco, Av. Eurico Gaspar Dutra e Escola.

27/10/23 16h53 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO