Pira nos Bairros, no Eldorado, realizou mais de 1.800 atendimentos

Prefeito Luciano Almeida anunciou para dezembro início da reforma na EM Professor Francisco de Almeida Kronka, que recebeu o programa; desde o início, o Pira nos Bairros já atende mais de 9.000 pessoas

A 7ª edição do Pira nos Bairros, que aconteceu sábado, 28/10, na Escola Municipal Prof. Francisco de Almeida Kronka, no bairro Eldorado, contabilizou o número de 1.817 atendimentos. Desde o início do programa, em 27/05, o Executivo já prestou 9.012 assistências à população. A próxima edição do evento acontece no dia 11/11, na Escola Municipal Prof. João Batista Nogueira, em Santa Terezinha.A ação, criada pela Prefeitura, reuniu em um único lugar e de forma simultânea e gratuita diversos serviços, abrangendo todas as secretarias municipais, que também beneficiaram moradores dos bairros vizinhos, como Cecap, Terra Rica II, São Francisco e Pompeia, entre outros.

Durante o evento o prefeito Luciano Almeida anunciou que as reformas na escola Prof. Francisco de Almeida Kronka se iniciam na segunda quinzena de dezembro.

O Pira nos Bairros ofereceu serviços dos mais diversos, como cadastro de currículos e vagas de emprego, consultas ao SPC e Procon, oficinas alimentares, atendimento e castração de animais, exames de glicemia e hipertensão, teste de HIV e vacina da gripe, parcelamento de débitos, atualização do cadastro único, inscrições para habitação de interesse popular e cartão Pira Cidadão, além de atividades esportivas e culturais, entre outras.

O Semae ofereceu os serviços de informações sobre a Tarifa Social, emissão de segunda via, levantamento de débitos, atendimentos sobre vazamentos e cortes, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral."O Pira nos bairros é um evento consolidado. Uma fórmula que deu certo e que só melhora a cada edição porque dá oportunidade aos moradores de usufruírem dos serviços municipais em pleno final de semana, próximo às suas residências. Além disso, o programa traz a população para dentro das escolas o que reforça essa sensação de pertencimento, de valorização do espaço público, onde todos, naturalmente, acabam sendo responsáveis pela sua manutenção", disse o prefeito Luciano Almeida.Juliana Chiaranda de Almeida, diretora da escola Prof. Francisco de Almeida Kronka, disse que a iniciativa foi válida porque muitos moradores da região não tinham ideia de toda a gama de serviços que o Executivo oferece. "Algumas mães já me deram uma devolutiva durante o próprio evento, elogiando a iniciativa da Prefeitura de se aproximar da comunidade.", frisou Juliana.

SERVIÇOS - O casal Elisabete e Claudinei Barbosa, moradores do Terra Rica há mais de 35 anos, também tiveram uma manhã diferente no sábado. "Sou professora com uma jornada de trabalho diária das 7h às 17h. Dificilmente conseguiria me deslocar até o Centro Cívico para fazer o meu cartão Pira Cidadão como eu e meu marido fizemos hoje aqui. A proposta do Pira nos Bairros é ótima", revelou Elisabete.

Analu Peron da Silva, mãe da pequena Manuela, de 3 anos, gostou das inúmeras opções de lazer gratuitas oferecidas para as crianças, com destaque para a pintura facial e os brinquedos infláveis. "Sou moradora do Eldorado 2 e estava esperando para trazer a minha filha aqui para brincar desde que vi a divulgação do evento pelo Instagram da Prefeitura", comentou Analu.

O pequeno Joaquim Rodrigues, de apenas 6 anos, foi até o evento acompanhado da mãe, Isabela Rodrigues, para conhecer o prefeito Luciano Almeida, que o recebeu com muito carinho. Isabela, moradora do Terra Rica, aproveitou a oportunidade para fazer o seu cartão Pira Cidadão. "Fomos atendidos de maneira rápida e todos os funcionários se mostraram atenciosos para conosco", comentou.

O evento contou, também, com as participações dos secretários municipais de Saúde, Douglas Koga; Reinaldo Pousa, de Transportes Internos; Juliana Baccarin, Chefia de Gabinete; Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, de Esportes e Lazer; Telma Trimer Pereira, de Finanças; Augusto Muzilli Junior, subsecretário da Saúde; Carlos Beltrame, da Ação Cultural; Bruno Roza, da Educação, Luiz Fernando Dagnone Cassinelli, do Governo, Sidney Nunes, da Guarda Civil, e de Euclidia Fioravante, da Assistência e Desenvolvimento Social.

Também estiveram presentes os vereadores Paraná, Josef Borges, Gustavo Pompeo, Paulo Camolesi, Fabrício Polezi, Thiago Ribeiro e Acácio Godoy, além de Fernanda Dal Picolo, representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piracicaba.

31/10/23 09h48 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO