accessible
Notícias


Pira nos Bairros realiza mais de 1.750 atendimentos em Santa Terezinha

Ação aconteceu na EM Professor João Batista Nogueira; escola foi reformada e onde a Prefeitura realizou solenidade de entrega das obras de reformas da unidade escolar

Com 1.757 atendimentos, a 8ª edição do Pira nos Bairros aconteceu sábado, 11/11, na Escola Municipal Prof. João Batista Nogueira, em Santa Terezinha, quando também foi descerrada a placa de inauguração da reforma estrutural de toda a unidade de ensino. Desde o início do programa Pira nos Bairros, em 27/05, o Executivo já prestou 10.769 assistências à população. A próxima edição do evento acontece no dia 25/11, na Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza, em Artemis.

O prefeito Luciano Almeida acompanhou toda a ação e reafirmou a continuidade do projeto que resgata a cidadania, por meio do acesso facilitado de serviços de diversas secretarias. Durante a entrega das obras de reforma da unidade escolar, o prefeito reforçou que muitas melhorias ainda chegarão ao bairro. "No ano do centenário desta escola prometemos fazer esta obra e hoje estamos aqui fazendo a entrega dela. Além dessa reforma, uma das reclamações antigas dos moradores desta região é a reforma do ponto de ônibus aqui da escola e isso será contemplado em nosso projeto de revitalização destes espaços. A escola é de vocês e está linda. Cuidem bem deste espaço e façam um bom uso desta infraestrutura, vocês merecem", declarou o prefeito.

Na oportunidade, o prefeito aproveitou para falar de algumas conquistas recentes de sua administração. "Com o apoio da Câmara Municipal, conseguimos a aprovação da antecipação do reajuste salarial dos servidores públicos para dezembro deste ano, pudemos dar início ao processo de implantação do plano de Saúde dos Servidores Públicos, além de iniciar o Plano de Cargos e Magistério da Educação Municipal. Estamos trabalhando sério para trazer o melhor a toda a população", completou.

Elizandra Moreno diretora da escola, agradeceu a Prefeitura pela realização do evento na unidade e parabenizou o prefeito por atender um pedido antigo da comunidade com a reforma da unidade. "Só tenho a agradecer ao prefeito e sua equipe por ter nos escutado depois de tanto tempo sem diálogo com a Prefeitura. Só para se ter uma ideia, os nossos banheiros passaram por reformas em 1995 e, desde então, não receberam mais nenhuma melhoria, hoje estão lindos. Foram diversas intervenções que deixaram nossa escola maravilhosa, mas o trabalho realizado no nosso prédio anexo possibilita o uso das salas que estavam desativadas por mais de uma década. Também a reforma total da nossa quadra de esportes, da acessibilidade dos espaços. Estamos felizes", declarou.

APROVADO - O Pira nos Bairros em Santa Terezinha ofereceu serviços dos mais diversos, como cadastro de currículos e vagas de emprego, consultas ao SPC e Procon, oficinas alimentares, atendimento e castração de animais, exames de glicemia e hipertensão, teste de HIV e vacina da gripe, parcelamento de débitos, atualização do cadastro único, inscrições para habitação de interesse popular e cartão Pira Cidadão, além de atividades esportivas e culturais, entre outras.

Maria Rafaela Leite Grigório, de 11 anos e aluna do 5º ano, veio à escola com sua gatinha Micha, de 8 meses, para receber os atendimentos das equipes do Departamento de Bem-Estar Animal. "É muito importante trazer nossos animais para uma avaliação de especialista, do veterinário, para cuidarmos bem deles. Além disso, aproveitei para encontrar com algumas amigas e trazer a Micha para dar um passeio diferente", destacou.

A mãe de Maria Rafaela, Maria Zélia Alves Leite, agradeceu a vinda do projeto em Santa Terezinha. "É muito bom para nós. Consegui tirar dúvidas sobre vários assuntos, além de acompanhar minha filha no atendimento da gatinha dela. Ter os serviços aqui facilita muito. Está aprovado", disse.

Já Suely Antonia Scarpelin Forti, de 62 anos, veio exclusivamente para fazer seu cartão Pira Cidadão. "Vi pelas rede sociais da Prefeitura sobre o cartão, das facilidades. Busquei informações na minha unidades de saúde e vim aqui para fazer o meu cartão. Estou ansiosa, pois já me falaram sobre o envio de alertas de consultas e exames pelo Whatsapp e dos serviços já disponíveis no aplicativo. É a modernidade nos ajudando e facilitando a vida", completou.

AGRADECIMENTO - A usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) de Piracicaba, Daiane Santos da Silva, de 37 anos, foi ao Pira nos Bairros e agradeceu o prefeito Luciano Almeida pelos serviços que recebeu e que vem recebendo pelos profissionais de saúde da cidade. "Tive que vir cumprimentá-lo pessoalmente. Fui diagnosticada com câncer e, da suspeita até a realização da cirurgia e realização da quimioterapia, não demorou dois meses. Nasci em São Paulo, capital, vim para cá há algum tempo, mas tenho certeza que se eu ainda estivesse lá poderia nem ter sido atendida pelo médico. Aqui no postinho do bairro, nos departamentos de especialidades e no hospital onde faço tratamento, todos muito solícitos e muito bem preparados", disse ela ao prefeito.

AUTORIDADES - Fernanda Dal Picolo, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 8ª subsecção Piracicaba, esteve no evento e parabenizou a organização do Pira nos Bairros. "Trazer esses serviços mais próximos da população é muito importante. Nós estamos nessa parceria porque a OAB deve estar presente junto com a população e, aqui, fazemos as consultas e orientamos sobre diversos assuntos, garantindo o acesso ao Direito à população", enfatizou.

O evento contou, também, com as participações dos secretários municipais Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam); Bruno Roza, da Educação; Nancy Thame, Agricultura e Abastecimento (Sema); Euclidia Fioravante, da Assistência e Desenvolvimento Social (Smads); Márcio Marino, Obras e Zeladoria (Semozel); José Luiz Ribeiro (Semdettur); Guilherme Monaco de Mello, procurador-geral; Augusto Muzilli Junior, subsecretário da Saúde, de do diretor da Rádio Educativa, Antônio Carlos Bonassi.

Também estiveram presentes os vereadores Paulo Camolesi, Paraná, Josef Borges, Fabrício Polezi, Thiago Ribeiro, Acácio Godoy, Sérgio da Van, Anilton Risatto e Zezinho Pereira.

13/11/23 16h42 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO