9ª edição do Pira nos Bairros acontece sábado, 25/11, em Artemis

Ação será das 9h às 13h, na Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza

Neste sábado, 25/11, Artemis receberá a 8ª edição do Pira nos Bairros, que acontece das 9h às 13h, na Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza. A ação, realizada pela Prefeitura, é aberta ao público e reúne em um único lugar, de forma simultânea e gratuita, diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais.

Entre os serviços oferecidos estão a atualização do Cadastro Único, orientações CRAS/CREAS, apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV e informações sobre os serviços e programas da Assistência Social, realizados pela Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social).

Outras secretarias municipais participantes do Pira nos Bairros são a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), com cadastro para vagas de emprego e cursos de qualificação, e a Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), com realização/atualização do Cadastro de Demanda para Habitação de Interesse Social, orientações às famílias envolvidas nos processos de regularização fundiária (REURB-S) e aos mutuários da antiga Emdhap, da CDHU e do Programa Minha Casa Minha Vida.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 8ª subseção Piracicaba fará orientação jurídica e o Memorial Metropolitano ofertará corte de cabelo, serviço de manicure e design de sobrancelha.

SAÚDE - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fornecer testes rápidos de IST/AIDs, orientação sobre alimentação saudável, avaliação de peso e altura e marcador de consumo alimentar, vacinação com vacinas disponíveis para campanhas, verificação de pressão arterial e de glicemia e ação de promoção e prevenção em saúde bucal (rastreio de câncer bucal e atividade educativa). A Clínica de Olhos fará teste de visão e avaliação de retina para pacientes hipertensos e diabéticos.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) fará orientações sobre animais sinantrópicos, como escorpião, aranha, morcego, rato e carrapato, além de cuidados e prevenção contra a dengue.

PETS - Para os animais de estimação, a Prefeitura disponibilizará diversos serviços, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), como agendamento de castração para cães e gatos, orientação veterinária pelo consultório itinerante e vacinação contra a raiva para cães e gatos.

ARTE E ESPORTES - Também neste sábado, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) levará ao bairro apresentação musical, pintura facial, atividades infantis e distribuição de pipoca e algodão-doce. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) complementa a programação com atividades esportivas e de recreação.

PIRA CIDADÃO - As secretarias municipais de Governo (Semgov) e de Agricultura e Abastecimento (Sema) e a Guarda Civil integram o Pira nos Bairros com emissão do Cartão Pira Cidadão, oficina Horta em Casa e orientações, respectivamente.

Já a Secretaria de Finanças (Semfi) oferecerá consulta e parcelamento de débito (IPTU e taxas diversas) e orientação sobre remissão e isenção. E o Semae estará no local com informações sobre a Tarifa Social, levantamento de débitos, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

A Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) estará presente oferecendo palestras educativas sobre segurança no trânsito, emissão do cartão do Transporte Público e estacionamento de idoso, e informações e instruções sobre o app Zona Azul Piracicaba.

ÔNIBUS - Para este sábado, a Semuttran também criou uma linha especial e gratuita. Os horários de saída da escola sentido bairro serão: 9h, 9h20, 9h40, 10h, 10h20, 10h40, 11h, 11h20, 12h, 12h20, 12h40, 13h e 13h20. Já os horários de saída do bairro sentido escola serão: 9h10, 9h30, 9h50, 10h10, 10h30, 10h50, 11h10, 11h30, 12h10, 12h30, 12h50 e 13h10.

O itinerário de ida será: Escola, rua Julio Quinelatto, avenida Fioravante Cenedese, rua José Ferreira Filho, rua Otílio de Moraes e avenida Fioravante Cenedese no número 384 (ponto final).

Já o itinerário de volta é: avenida Fioravante Cenedese no número 384, rua Piracicaba, rua Dona Elvira, rua Treze de Maio, rua João Amâncio Godoy, Escola.

SERVIÇO - 9ª edição do Pira nos Bairros. Sábado, 25/11, das 9h às 13h. Na Escola Municipal Prof. Décio Miglioranza, na rua João Amâncio de Godoy, 625, Artemis.

22/11/23 15h59 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO