Pira nos Bairros: 10ª edição, no Santo Antônio, realizou mais de 1.500 atendimentos

Ação aconteceu na Escola Municipal Prof. André Franco Montoro

Santo Antônio e região receberam no sábado, 2/12, a 10ª edição do Pira nos Bairros, que aconteceu na Escola Municipal Prof. André Franco Montoro e realizou 1.563 atendimentos. A ação, organizada pela Prefeitura de Piracicaba, reúne em um único lugar, de forma simultânea e gratuita, diversos serviços oferecidos pelo Executivo, abrangendo todas as secretarias municipais. A próxima edição será no dia 16/12, na escola José Antônio de Oliveira, Jardim Bartira/Tupi.

O 10º Pira nos Bairros foi marcado pela entrega da reforma da EM Prof. André Franco Montoro e por anúncios de mais obras, feitos pelo prefeito Luciano Almeida. “Entregamos mais uma escola reformada, uma escola grande, que atende cerca de 400 alunos em toda a região do Santo Antônio. É muito satisfatório ver as escolas sendo reestruturadas. Além disso, já entregamos a reforma da EM Eliana Rodella e em novembro iniciamos a reforma da EM Salim Simão, no bairro Nova Suíça”, disse o prefeito durante o evento. Luciano Almeida ainda destacou que o pacote de recape da malha viária do município vai atender diversas ruas do bairro.

Participaram ainda da cerimônia os secretários Bruno Roza, da Educação (SME); Tássia Espego, de Governo (SemGov); Nancy Thame, de Agricultura (Sema), Telma Trimer, de Finanças (Semfi); Reinaldo Pousa, de Transportes Internos (Semutri); e José Luiz Ribeiro, de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur); o subsecretário de Saúde (SMS), Augusto Muzilli Júnior; o procurador-geral do município, Guilherme Monaco de Mello; o diretor do Centro de Comunicação Social, Thiago Marquezin; a chefe de gabinete, Juliana Baccarin; e o diretor da Rádio Educativa, Antônio Carlos Bonassi.

Também estiveram presentes os vereadores Josef Borges, Paraná, Acácio Godoy, Tiago Ribeiro e Zezinho Pereira e a diretora da unidade escolar, Vanise Cristiane Frasnelli Maluf.

É uma escola viva, uma escola pulsante. Importante ressaltar, principalmente aos pais dos alunos, que seus filhos estão frequentando uma escola de qualidade”, acrescentou o titular da SME, Bruno Roza. Ao final dos anúncios, foi descerrada a placa, entregando oficialmente a reforma da escola.

ATENDIMENTOS - O Pira nos Bairros contou com diversos serviços, desde testes e exames de visão e glicemia, cadastro de currículos e vagas de emprego e vacinas, até parcelamento de débitos, credenciamento para o transporte público e estacionamento para idosos, inscrições para habitação de interesse popular e cartão Pira Cidadão, além de atividades esportivas, culturais e de recreação.

Semae ofereceu os serviços de informações sobre a Tarifa Social, emissão de segunda via, levantamento de débitos, atendimentos sobre vazamentos e cortes, atualização de cadastro e consultas e orientações em geral.

O motorista Celso Ricardo Theodoro, morador do Nova Suíça, prestigiou o Pira nos Bairros com a esposa, Vanessa, e a filha Letícia. “Estou extremamente satisfeito com os serviços. Fiz meu o cadastro, pelo site, para emissão do cartão Pira Cidadão, e aproveitei o Pira nos Bairros para trazer minha família para fazer o cartão também. Faz um ano que moro aqui e quero agradecer à Prefeitura pelo atendimento, em especial na área da saúde. Estou sendo muito bem atendido aqui, consigo pegar meus medicamentos, fazer tratamentos, exames”, relatou.

A dona de casa Marilene Bezerra Souza e Souza também aproveitou o sábado de Pira nos Bairros para utilizar os serviços de saúde. Ela e o filho Lucas aferiram pressão, fizeram teste de visão e exame de glicemia. “Achei muito boa essa ação porque permite que a gente faça tudo em um único lugar. Se fosse para eu ir atrás desses serviços, ia gastar muito tempo e não ia conseguir fazer tudo em um dia. Então foi muito bom, resolvi várias coisas, tudo de uma vez só, em uma única manhã”, salientou.

05/12/23 10h20 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO