SEMAE é referência em PPP

O SEMAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto) está se tornando referência quando o assunto é PPP (Parceria Público-Privada). Além de ser constantemente procurado por outros municípios que pretendem firmar parceria semelhante, o presidente da autarquia, Vlamir Schiavuzzo, palestrou na “Conferência Nacional PPP no Brasil: Tendências e Desafios”, que aconteceu nos dias 10 e 11 de dezembro em São Paulo.
Acompanhado da procuradora-jurídica chefe, coordenadora da Equipe Multidisciplinar, fiscalizadora do contrato de PPP, Danielle Santim, puderam debater sobre os trabalhos na cidade a experiência de satisfatória com a empresa Águas do Mirante, vencedora da licitação na gestão do esgoto.
“O Semae foi convidado para participar da conferência para transmitir a experiência de tomada de decisão por optar pela PPP. Tem seu reconhecimento no meio do setor de saneamento com um a parceira que está colhendo bons frutos, pois, comparamos a outros municípios, erros que foram cometidos por eles, já em Piracicaba não ocorreram. Daí a importância de participar e transmitir a experiência de parceria, realizada pela concessionária e o Semae”, declarou Vlamir Schiavuzzo.
Entenda a PPP

O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), a Águas do Mirante e a Caixa Econômica Federal assinaram contrato, de acordo com as determinações do edital da Parceria Público-Privada (PPP) para o gerenciamento, coleta e tratamento de esgoto produzido na cidade pelos próximos 30 anos. O contrato, firmado em julho de 2012, tem como objetivo atender ao modelo previsto no que tange ao pagamento das contraposições mensais a Águas do Mirante – empresa vencedora da licitação- e à garantia de pagamento das obrigações pecuniárias do Semae.
O investimento para o gerenciamento, coleta e tratamento de esgoto produzido no município pelas próximas três décadas é da ordem de R$ 333 milhões. Cumprindo o estabelecido no plano de governo da administração municipal, o Semae trabalha para garantir 100% de tratamento de esgoto na cidade. A Ponte do Caixão é a segunda grande ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) implantada na cidade, depois da unidade do Piracicamirim.

Também já se encontra em operação a ETE Santa Rosa/Capim Fino, que atende ao bairro Santa Rosa e aos polos Tecnológico e Automotivo, atendendo uma população inicial de 10 mil habitantes, mas poderá atender até 30 mil pessoas.

Com a terceira grande ETE, a Bela Vista, a ser construída por meio da PPP, Piracicaba chegará aos 100% de tratamento. A Bela Vista vai tratar o esgoto de 150 mil moradores.
A Águas do Mirante vai construir além da ETE Bela Vista, as Estações de Anhumas e Ártemis e também ampliar as ETEs do Piracicamirim e do Santa Rosa/Capim Fino. Ao todo serão 11 Estações Elevatórias, 30 mil metros de interceptores e coletores-troncos, mais de 250 mil metros de redes de extensão e substituição de outros 170 mil metros de rede, para universalização do tratamento de esgoto em Piracicaba.
12/12/13 15h48 - DEBORA TEIXEIRA OLIVEIRA