Serviço Municipal de Água e Esgoto completa 54 anos

Autarquia trilha caminho na história com melhorias no saneamento da cidade de Piracicaba

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) completa neste domingo, 30/04, 54 anos de dedicação, trabalhos e cuidado com o recurso essencial finito que é a água. Hoje são quase 190 mil ligações de água, 1.741 quilômetros de extensão da rede de abastecimento de água e 1.491 quilômetros de rede de coleta de esgoto, beneficiando mais de 407 mil piracicabanos.

O último ano foi marcado por diversas melhorias implementadas na cidade como a conclusão da adutora Monte Feliz que abastece mais de 20 mil pessoas nos bairros Monte Feliz e Água Branca; aquisição do novo caminhão de água potável com capacidade de 18.000 litros e a reforma de outros dois em andamento, ambos de 14.000 litros. Ampliações da rede de abastecimento: extensão em 1,5 quilômetro no bairro Monjolinho; 976 metros de extensão de rede na estrada Pau D�Alhinho, melhorias na avenida Raposo Tavares com a adição de 280 metros de tubo de pvc, com 100 milímetros de diâmetro; 100 metros de extensão de rede de 60 milímetros na avenida São Paulo, entre as ruas Felipe Cardoso e Paiaguás. Reformas e ampliações das Casas de Bombas Marechal, Paulicéia e ETA 3 também seguem em andamento.

O lançamento do aplicativo Agência App Semae Piracicaba trouxe modernização no atendimento, promovendo mais comodidade e facilidade aos usuários. Através do aplicativo, disponível nas lojas Play Store (Android) e App Store (iOS), é possível acessar serviços como segunda via de fatura, histórico de pagamento, tabela tarifária e demais operações.

Ações de valorização da história e cultura também aconteceram, com a abertura do centenário Reservatório da Marechal para visitação, que recebeu 20.931 pessoas. Além das atividades no Museu da Água, a parceria com a Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), por meio do projeto GEPURA (Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água), aplica atividades com alunos do ensino fundamental. A parceria do Mês da Água contou com a participação de diversas instituições locais e regionais, realizando encontros sobre a temática dos recursos hídricos, atividades pedagógicas e de preservação do meio ambiente.

História da autarquia

Os Piracicabanos viram a água jorrar em Piracicaba pela primeira vez em 26 de maio de 1887, no chafariz na praça da Catedral. No mesmo ano foi implementada a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade, está localizada na avenida Beira Rio e hoje, desativada, deu lugar ao Museu da Água.

Em 1952, o serviço de água e esgoto passou a ser de responsabilidade da Prefeitura, através do Departamento de Águas e Esgotos, unidade subalterna à Secretaria Municipal de Obras.

Com o crescimento da cidade, foi necessária a criação da autarquia através da lei nº 1657 de 30 de abril de 1969, elaborada pelo prefeito Castillon e aprovada pela Câmara de Vereadores em 22 de abril de 1969, que concedeu autonomia aos serviços de água e esgoto na cidade.

A pequena represa ETE Ártemis, três reservatórios e uma casa de máquinas  foi construída em 1978. Inauguração da ETA Capim Fino em 1982 e a elaboração do Plano Diretor de água em 1989, que gerou as diretrizes e projetos básicos para o desenvolvimento do sistema de água. Desde então vem realizando diversas obras de ampliação e distribuição de água no município de Piracicaba.

Operando 24 horas por dia, os processos essenciais da autarquia contam com profissionais no atendimento ao público, operação dos processos de captação de água, tratamento, distribuição, realização de manutenções emergenciais e programadas.

28/04/23 19h05 - JOSÉ EDUARDO PEREIRA CEZARIO